Amebrás qualifica profissionais para atender escolas de samba e blocos de rua
Fundada em 1998, Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebrás), atua no segmento do carnaval com a proposta de qualificar pessoas em diversas áreas e inserir esses profissionais no mercado de trabalho.
Célia Domingues presidenta da entidade acredita que as escolas de samba e blocos de rua exercem função social significativa ao absorver mão de obra qualificada.
A empresária deixa claro que a preparação do carnaval envolve vários tipos de profissionais. Embora forme um grande exército, a maior parte deles nem aparece para o grande público.
São costureiras, bordadeiras e aderecistas, há seguranças, eletricistas, cenógrafos, músicos, técnicos de informática, estilistas, chapeleiras, cabeleireiros, maquiadores, modelistas, técnicos de iluminação, motoristas, decoradores, marceneiros, soldadores, entre outros.
A associação não qualifica somente mulheres, embora elas representem 75% dos alunos, que são jovens e adultos. Segundo Célia, as mulheres estão aproveitando mais essa oportunidade que o carnaval dá.
Essas pessoas são contratadas de acordo com a necessidade das escolas. Fora da época do carnaval, elas desempenham suas atividades em outros lugares, como na produção de eventos, desfiles e peças teatrais, cenografia para televisão. “Elas acabam trabalhando em eventos que dependem também dessa mão de obra”, diz Célia.
A remuneração de um profissional do carnaval depende da área em que ele atua. Célia considera importante a criação de um plano de cargos e salários para o setor. Para isso, as escolas precisam se organizar e começar a trabalhar mais cedo. As remunerações pagas variam de escola para escola.
Querida no mundo do carnaval, Célia que é chamada de negra, sambista, candace, por ninguém menos que Milton Cunha, dirige o projeto que há quase 22 anos de e segue acreditando que a desigualdade social só diminuirá através do crescimento de profissionais qualificados, que terão igual oportunidade de disputar uma vaga no mercado de trabalho e que novos mercados surgirão para absorver todos os bons profissionais que terão condições de fazer um planejamento de vida com renda conquistada do seu trabalho.
A AMEBRAS tem o lema de exaltar o olhar empreendedor de seus associados que não tiveram medo em arriscar, avançar e ousar nas propostas inovadoras para conquistar um mundo melhor: com menos miséria, menos fome, menos desemprego, menos delitos e menos violência; e com certeza com mais qualidade de vida e mais dignidade.
O contato com a instituição é através do Portal https://www.amebras.org.br/
Por Henrique Sathler com colaboração de Regina Celia Veloso