Neste fim de semana, dias 26 de 27 de fevereiro, acontecerá a abertura do Rio Carnaval 2022 com a presença das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em uma grande celebração ao Samba.
Prometendo ser uma prévia do que acontecerá na Marquês de Sapucaí em abril., o evento, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) e apresentado pelo comentarista Milton Cunha, acontece na Cidade do Samba, com a abertura dos portões a partir das 19h.
O bloco Cacique de Ramos (26/02) e o Cordão da Bola Preta (27/02) são os convidados especiais da Abertura. Logo depois será a vez das Escolas de Samba mostrarem seus sambas-enredos com direito a um minidesfile, com aproximadamente 150 componentes. As Escolas começam se apresentando no palco principal, com integrantes da bateria, intérpretes oficiais, passistas, Velha Guarda e da ala das Baianas, além dos casais de mestres-salas e porta-bandeiras, e depois seguem para a pista.
“Entendemos que o papel da LIESA vai além de promover os desfiles. É também preservar e promover toda uma ancestralidade e fomentar a maior manifestação cultural do Brasil — o Carnaval. Estamos ansiosos para o evento e temos certeza de que será um momento único de celebração ao Samba”
afirma Hélio Motta, vice-presidente da Liga
A LIESA seguirá protocolos sanitários, conforme determinações da Prefeitura do Rio. Para o evento será necessário apresentar o comprovante de vacinação para acesso e permanência no local. Ingressos e os camarotes já estão esgotados