RJ – Com a participação de compositores celebrados, Vizinha Faladeira realiza primeiro corte de samba nesta sexta, 12

Contando com cinco obras oficialmente na disputa, a tradicional escola de samba Ares Vizinha Faladeira realiza o primeiro corte no concurso de sambas-enredo para o carnaval de 2022. Contando com nomes consagrados no mundo do samba, caso de Rico BernardesRafael Mikaiá Enzo Belmonte, a disputa promete ser acirrada na noite da próxima sexta feira (12/11), quando ocorre o primeiro corte na tradicional agremiação.

Estreando em disputas na Vizinha FaladeiraRicardo Bernardes se diz animado e elogia a organização da escola, uma das agremiações carnavalescas mais antigas do Brasil.

Ricardo Bernardes – Reprodução
  • Começou a compor para o carnaval 2006, na Renascer de Jacarepaguá;
  • 2007 teve o primeiro samba de sua autoria em desfiles, na Filhos da Cadinha, de Porto Alegre/RS;
  • No total são dez obras no carnaval da capital gaúcha, duas delas deram título para as escolas Imperatriz de Dona Leopoldina (2016) e Imperadores do samba (2017);
  • Dois prêmios de melhor samba, em 2010 com o Império do Sol  e 2016 na Imperatriz Dona Leopoldina;
  • Bicampeão no Acadêmicos da Rocinha;
  • Campeão no Boi da Ilha do GovernadorUnidos de Villa RicaMocidade Unida do Santa Marta;
  • Semi finalista na Estação Primeira de Mangueira;
  • Duas finais Unidos da Tijuca;
  • Quatro sambas na Unidos de Jucutuquara – Vitória/ES. Um deles, 2016, eleito o melhor samba do carnaval capixaba (Prêmio Faisão de ouro).

Posso dizer a Vizinha parece estar pronta para voltar à Marques de Sapucaí. Você chega na quadra, é bem recepcionado sempre. Além disso tem um trabalho que está sendo muito bem feito, isso nos motivou a entrar na disputa. Coisa que um compositor espera, é organização. Juntando a tradição da escola com o rumo que ela esta tomando, mostra a vontade da diretoria em seguir novos caminhos e voltar para o lugar onde ela já esteve durante muito tempo“, explica Bernardes, que faz parte da parceria do Samba 5, ao CN1.

Outro nome de peso na disputa da pioneira do samba é um dos autores do samba campeão na disputa da União da Ilha para o Carnaval de 2022, Rafael Mikaiá. O jovem de 33 anos, é outro que faz sua estreia na Vizinha.

Rafael Mikaiá – Reprodução
  • Venceu disputas no Acadêmicos do Cubango, samba vencedor do Estandarte de Ouro de 2018, Acadêmicos da RocinhaAlegria da Zona Sul, Boi da Ilha do GovernadorAcadêmicos do DendêUnidos de Villa RicaUnião da Ilha, entre outras;
  • Nos últimos anos se dedicou ao carnaval de Vitória/ES, sendo autor de sambas nas agremiações Unidos de JucutuquaraUnidos da Piedade Chegou o Que Faltava.

Preciso levar Levar em consideração principalmente a questão histórica da escola para o fato da parceria querer participar da disputa. Estar inserido no processo de reconstrução da escola é muito bacana. É uma oportunidade de estar contribuindo para a volta da escola à Marquês de Sapucaí. Tem toda uma história a ser respeitada e o samba dentro da vizinha resiste ao tempo. Outro fato é enredo, sentimos falta do bons enredos, isso auxiliou mais ainda nossa participação na disputa”, pontuou o compositor que integra a parceria do Samba 3.

Apadrinhado do cantor Seu Jorge e conhecido por ser o último afilhado da saudosa Beth Carvalho, o cantor, compositor e instrumentista Enzo Belmonte, 20 anos, integra a parceria do Samba 2..

Enzo Belmonte – Foto Divulgação
  • Aos 14 anos, venceu um concurso, se tornando o compositor mais jovem a levar uma obra vencedora em Escola de Samba, feito alcançado em 2016 (Em 2017 foi Bi campeão na disputa). Antes dele, apenas o lendário Candeia, que aos 17, venceu a disputa de sambas enredo para o Carnaval de 1953 na Portela;
  • Lançou seu primeiro EPE, tendo o privilégio de se apresentar em grandes palcos do Samba como Cacique de RamosRenascençaTeatro RivalRio ScenariumCarioca da Gema, aos dezesseis anos;
  • No Carnaval de 2019 fez sua estreia como intérprete oficial da Mangueira do Amanhã ganhando o prêmio Tamborim de Ouro, do Jornal “O DIA”, como “A Voz da Avenida”;
  • Em 2020, venceu o concurso para a escolha do Samba Enredo da Escola de Samba mirim verde e rosa.

É sempre um prazer estar na escola que tanto amo. é a agremiação da minha comunidade, do Morro do Pinto, onde eu sou nascido, criado e moro atualmente. Foi na vizinha que tive meu pontapé inicial para o carnaval. Onde disputei samba enredo pela primeira vez, na época com quatorze anos. Este ano, eu, Luciano Fogaça, Cecília Cruz, Betinho do Cavaco e Bruno Cezzar fizemos este lindo samba para ver se representa a nossa escola. Estamos aí na disputa os os demais sambas, que são lindos também“, disse o jovem compositor.

Primeiro corte dos sambas concorrentes – Vizinha Faladeira Carnaval 2022

O evento será na quadra da escola, situada  na Rua Nabuco de Freitas, 19, Santo Cristo, centro do Rio. A noite ainda conta com shows da bateria ritmo pioneiro e segmentos da escola. A entrada gratuita.

No Carnaval 2022, a escola vai desfilar com o enredo “A fórmula da água”, pela série B da liga LIVRES. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Jean Rodrigues.

Parcerias inscritas:

Samba 1: Osmar Nunes, Orlando Professor, Rodolfo Caruso, Luiz Fernando, Miguelzinho  Beserra. Part. Rodrigo Carvalho.

Samba 2: Luciano Fogaça, Cecília Cruz, Betinho do Cavaco, Bruno Cezzar e Enzo Belmonte.

Samba 3: Alexandre Araújo, Rodrigo Gauz, Rafael Mikaiá, Patrick Soares e Rodrigo Peçanha.

Samba 4: Almir Hahá, Henrique Silva e Fernandinho do Táxi

Samba 5: Rico Bernardes, Gigi da Estiva, Igor Kottwitz e Daniel Barbosa. Part: Dodô Ananias

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp