A União de Maricá definiu o seu enredo para o Carnaval 2025. Em busca do título da Série Ouro e o acesso ao Grupo Especial, a escola vai exaltar uma das entidades mais populares da umbanda carioca: Seu Sete, Rei da Lira. Intitulado “O cavalo de Santíssimo e a coroa do Seu 7”, o tema mostrará as faces do Exu festeiro, que marcou época no Rio de Janeiro.
Seu Sete da Lira é um Exu Sete Encruzilhadas e tinha como médium a Mãe Cacilda de Assis, dona de um terreiro de umbanda em Santíssimo, na Zona Oeste, fechado na Ditadura Militar no início dos anos 70. A entidade se popularizou muito – inclusive, virou atração na TV, como nos programas do Chacrinha e Flávio Cavalcanti -, compôs álbum musical, fundou bloco carnavalesco e reuniu uma legião de seguidores.
Por si só, Seu Sete já é cheio de grandes particularidades, com o sabor próprio que só uma entidade que “baixava” no Rio de Janeiro pode ter. Um Exu violeiro, flamenguista, devoto de Santo Antônio e muito chegado ao carnaval, das escolas de samba e dos blocos de rua, que bebia e cantava enquanto trabalhava no terreiro de Santíssimo. De tão famoso, tornou-se um “Exu Pop”, um astro de altíssima popularidade que chegou a ser convidado para se apresentar na TV, tendo transformado o programa do Chacrinha num terreiro que assistiu sua incorporação ser transmitida ao vivo para todo o Brasil. Olho para essa “encruzilhada” pra lá de brasileira cheio de vontade de produzir exuberância e festa – explicou o carnavalesco.
Em 2024, a União de Maricá desfilou pela primeira vez na Sapucaí e alcançou a quarta colocação da Série Ouro. Com boa parte dos segmentos renovados do último carnaval, a escola já deu início aos trabalhos e vai divulgar em breve detalhes sobre o cronograma.