Sexta colocada no último carnaval, o Acadêmicos do Salgueiro foi a quinta escola a desfilar no Domingo de Carnaval, dia 19 de Fevereiro de 2023. Sob o comando do Presidente André Vaz, a massa salgueirense convocou o público da Sapucaí a fazer parte de um paraíso carnavalesco delirante.
Originária do Morro do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio, a agremiação fundada em 1953 possui nove títulos em sua galeria.
Querendo quebrar o jejum de treze anos sem vencer, no próximo carnaval, a academia do samba aposta no enredo “Delírios de um paraíso vermelho“, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira. O enredo versou sobre a valorização da liberdade de expressão, além de mostrar que cada um constrói o seu próprio paraíso. O carnavalesco se Inspirou em Joãozinho Trinta, o João do Povo, para lançar luz à reflexão sobre o certo e o errado.
O desfile teve como um dos seus destaques a comissão de Frente, comandada por Patrick Carvalho, em seu segundo trabalho consecutivo na escola. O coreógrafo quer repetir o excelente resultado de 2022, quando obteve todas notas máximas no quesito. A dança representou os mortos, reprimidos, julgados e apodrecidos.
Vindo de excelentes notas no carnaval anterior, o 1° casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Sidclei Santos e Marcella Alves, se apresentaram com a sintonia de quem defendeu o quesito de forma brilhante nos últimos oito carnavais da escola. A fantasia representou o jardim das delícias.
O Salgueiro teve dificuldades para colocar suas grandiosas alegorias na avenida.
O intérprete Emerson Dias, que cantou e sacudiu a avenida sob versos do samba enredo de autoria dos compositores Moysés Santiago, Líbero, Serginho do Porto, Celino Dias, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Gilmar Silva e Marquinho Bombeiro.
Destaque para o super time de Musas da vermelha e branca, que neste ano é composto por Fernanda Figueiredo, Bianca Salgueiro, a atriz Dandara Mariana e a cantora Mc Rebecca.
Sob o comando dos Mestres Guilherme e Gustavo, a bateria do Salgueiro mostrou porque é considerada uma das melhores do carnaval carioca. A fantasia dos ritmistas significa a infantaria dos imortais.
O grupo de ritmistas cruzou a avenida, tendo à sua frente a atriz Viviane Araújo, considerada a “Rainha das Rainhas”, que vai para seu décimo quinto ano reinando à frente da “bateria Furiosa”. Absoluta, na linha de frente, a Rainha vestiu a fantasia “Gladiadora”.