O Carnaval do Rio de Janeiro ganhará mais um capítulo em 2025 com a criação de camarins exclusivos para os casais de mestre-sala e porta-bandeira, além de tendas para as baianas e velhas-guardas. A novidade foi anunciada por Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), em entrevista ao Gshow.
A iniciativa, idealizada por uma comissão formada por artistas das escolas de samba, visa proporcionar mais conforto e melhores condições de trabalho para os profissionais que fazem a magia do Carnaval acontecer.

“Mestres-salas e porta-bandeiras se arrumam em lugares completamente diferentes, alguns até dentro de uma van. Então é óbvio que essas pessoas não estão 100% concentradas como elas deveriam estar para entrar em campo, se a gente fizer uma analogia com o futebol. Então vamos fazer uma coisa simples, né? Vamos ter um camarim para o casal de mestre-sala e porta-bandeira, com uma porta dupla para que a porta-bandeira possa sair com a sua saia sem afetar a fantasia dela“, explicou Gabriel David.

A criação das tendas para baianas e velhas-guardas também é um marco importante. “E a gente vai ter, pela primeira vez, tenda dos dois lados da concentração para comportar velha-guarda e as baianas, que em geral são pessoas ‘de idade’, e que, se chover ficam à mercê de estar com todo mundo embaixo de um viaduto. E, se fizer muito calor, não tem muito o que fazer. Então, vai ter um ventiladorzinho ali, uma estrutura um pouco melhor. Poderemos melhorar ainda mais no futuro? Devemos, com certeza devemos, mas acho que é um passo fundamental”, completou o presidente da Liesa.
A expectativa é que a nova estrutura contribua para um espetáculo ainda mais bonito e emocionante na Marquês de Sapucaí.