O atual Rei Momo da Cidade do Rio de janeiro, Wilson Netto, vai receber a chave da cidade após o hiato de dois anos causado pela pandemia. A cerimônia, em que simbolicamente o prefeito, Eduardo Paes, entrega o comando do município para o monarca da folia, está marcada para quarta-feira (20), ao meio-dia, no Palácio da Cidade.
A Corte Real do Carnaval carioca, coroada em janeiro, na Cidade do Samba, é composta por Wilson Dias da Costa Neto, de 35 anos, Rei Momo pela quinta vez, a Rainha Thaiana Rodrigues Pinheiro Rainha, e as princesas Luara Neto Lino e Deisiane Conceição de Jesus.
O primeiro registro do Rei Momo no Brasil data de 1910, quando o palhaço Benjamin Oliveira representou o monarca numa atuação no Circo Spineli. No início da década de 1930, o Jornal carioca A Noite criou um boneco de papelão representando o personagem durante o carnaval. Em 1933, o mesmo Jornal elegeu o cronista Francisco Moraes Cardoso pra tal incumbência. Ele desfilou durante anos e seu reinado durou até 1948, quando faleceu.