Os trabalhos para o Carnaval 2024 já começaram e a diretoria da Unidos da Tijuca, atual nona colocada no Grupo Especial, buscou fazer os reajustes que consideram necessários para reorganizar o elenco e voltar a figurar entre as campeãs no próximo ano. Feito alcançado pela última vez em 2016, quando foi a vice campeã.
Após dois carnavais tendo o comando do artista Jack Vasconcelos, uma das novidades da escola do Borel, na pré temporada de 2024, é a chegada do carnavalesco Alexandre Louzada. Louzada, que faz sua estreia na Tijuca, possui seis títulos no carnaval carioca em quatro grandes escolas de samba diferentes: Estação Primeira de Mangueira, Unidos de Vila Isabel, Beija Flor de Nilópolis e Mocidade Independente de Padre Miguel.
Outro que estreia na escola é o experiente Intérprete Ito Melodia. O cantor, que defendeu o samba do Império Serrano em 2023, chega par substituir a dupla Wantuir e Vic Tavares. Filho do lendário cantor Aroldo Melodia e um dos mais festejados intérpretes do carnaval, Ito Melodia tem a missão de ser a voz principal do carro de som da Unidos da Tijuca e ajudar reverter a perfomance da harmonia tijucana em 2023, quando foi avaliada com um duplo 9.8 e outros dois 9.9.
A Porta-bandeira Lucinha Nobre está de volta na condução do pavilhão amarelo-ouro e azul-pavão. A profissional retorna à Unidos da Tijuca para substituir Denadir Garcia, que pediu desligamento da agremiação logo após o carnaval de 2023.
Lucinha, que vem de cinco carnavais defendendo a cores da Portela, já esteve na Unidos da Tijuca nos anos de 2002 a 2009, conquistando dois vice campeonatos (2004 e 2005). Neste período recebeu todas as notas máximas em quatro anos seguidos: 2003 e 2004, dançando com Rogério Dornelles, e 2005 e 2006 ao lado do Mestre-Sala Bira. Em 2024 ela fará dupla com o jovem talento Matheus André. O mestre-sala estreou como comandante do pavilhão principal da Unidos da Tijuca no último carnaval.
O segundo pavilhão será formado por Rafael Gomes, que permanece, e Thainá Teixeira, estreante no Borel.
O Coreógrafo Sérgio Lobato teve seu contrato renovado para mais uma temporada comandando a Comissão de Frente da Unidos da Tijuca. Lobato tem experiência como diretor artístico do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e do Teatro Bolshoi no Brasil.
Em 2023, a comissão de frente dirigida por Lobato recebeu notas máximas nos quatro módulos de julgamento. Com a participação da atriz Juliana Alves, a coreografia intitulada “Um Banho de Axé”, remetia as águas do Oceano Atlântico e as influências culturais africanas na Baía de Todos os Santos, tema da escola no ultimo carnaval.
Desde 2008 no comando da bateria “Pura Cadência“, Mestre Casagrande permanece à frente dos ritmistas da Unidos da Tijuca. No ultimo carnaval a bateria recebeu duas notas máximas e duplo 9.9.
Marquinho Marino chega para ocupar o cargo de Diretor de Carnaval da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2024. marinho esteve na Mocidade Independente nos seis últimos carnavais, sendo campeão com o carnavalesco Alexandre Louzada em 2027 com “As mil e uma noites de uma ‘Mocidade’ pra lá de Marrakesh“.
Tetra campeã do carnaval carioca, com os títulos de 1936, 2010, 2012 e 2014, e uma potência entre as 12 agremiações do Grupo Especial, a Unidos da Tijuca pretende divulgar, em breve, o enredo que será mais uma de suas armas na disputa por mais um título para o Morro do Borel.