A Marquês de Sapucaí se prepara para receber a Série Ouro nesta sexta-feira (9) com oito escolas que prometem um espetáculo de samba e emoção na luta por um lugar na elite do carnaval carioca.
A 1ª noite terá União do Parque Acari, Império da Tijuca, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Acadêmicos de Niterói e Unidos da Ponte.
No sábado (10) desfilam Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco, União da Ilha, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano.
Enredos Sexta-Feira – 09 de Fevereiro
A União do Parque Acari vai desfilar o tema “Ilê Aiyê, 50 Anos de Luta e Resistência“, que homenageia a história do primeiro bloco afro do Brasil. “Sou Lia de Itamaracá cirandando a vida na beira do mar“, uma homenagem a cirandeira Pernambucana Lia de Itamaracá, é o enredo do Império da Tijuca. A a Vigário Geral levará para Marquês de Sapucaí o enredo “Maracanaú: Bem-Vindos ao Maior São João do Planeta”, homenageando uma das maiores festas típicas e culturais do país. A Inocentes vai para a disputa com o enredo enredo “Debret pintou, camelô gritou: compra 2 leva 3, tudo para agradar o freguês!”. A tradicional Estácio de Sá vai desfilar com o enredo “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”. A União de Maricá vai levar o enredo “O Esperançar do Poeta”, uma homenagem ao ato de compor e que tem o saudoso compositor Guará como fio condutor. Caçulinha da série ouro, a Acadêmicos de Niterói irá colorir a Marquês de Sapucaí com o enredo “Catopês – Um céu de fitas”. Fechando a noite, a Unidos da Ponte vai contar a história do dendê com “Tendendém – O axé do epô pupá”.
Enredos Sábado – 10 de Fevereiro
Sem desfilar na Série A, atual Série Ouro, desde 2013, a Sereno de Campo Grande abre a ultima noite com o enredo “4 de Dezembro“, falando sobre os festejos em honra a Santa Bárbara e Oyá. A Em Cima da Hora leva à Sapucaí o enredo “A nossa luta continua !”, reafirmando a luta da classe operária contra a precarização do trabalho. O Arranco vai narrar a importância de Nise Silveira, médica psiquiatra que revolucionou o tratamento mental no Brasil. A União da Ilha aposta no enredo “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!”. Inspirado livremente no livro “Amoras”, do rapper Emicida, e em outras histórias infantis da Literatura Negra brasileira. Atual vice-campeã da Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel vai levar à Marquês de Sapucaí o enredo “O Redentor do Sertão”. O tema retrata o imaginário místico do povo sertanejo, tendo como personagem central, Padre Cícero. Apostando na homenagem a Zé Katimba, “poeta de respeito” e compositor de grandes sambas, a São Clemente desfila com o enredo “Que grande destino reservaram para você”. A Unidos de Bangu toma conta da Sapucaí com o enredo “Jorge da Capadócia”, contando a história do santo guerreiro, desde o início de sua saga até chegar ao Brasil sincretizado pelos povos vindos da África. Fechando os desfiles da Série Ouro, O Império Serrano vai em busca da única vaga ao grupo de elite do carnaval carioca com “IIú-oba-Òyó – A gira dos ancestrais”, uma grande louvação pela ancestralidade africana.
Luciola Villela | Riotur