A Unidos do Viradouro e o Acadêmicos do Grande Rio saíram consagradas como campeã e vice no carnaval carioca. Oriundas das cidades de Niterói e Duque de Caxias, respectivamente, estas agremiações assumiram a ponta na apuração, deixando para trás escolas com sede na capital fluminense.
Diferente do que ocorre na cidade do Rio, as prefeituras destas cidades investem e apoiam suas agremiações, o resultado foi mostrado na avenida.
A gestão publica na cidade de Caxias possui parceria com a Tricolor, que chegou ao vice campeonato. A escola do Barreto contou com apoio de R$ 2,5 milhões da Prefeitura de Niterói que ajudou a escola a chegar a seu segundo titulo na elite carnaval carioca.
O bloqueio a hegemonia das escolas fora do Rio em 2020, só foi quebrado pela Mocidade, Terceira colocada. A Prefeitura de Nilópolis também fez a sua parte, e colaborou para colocar a Beija Flor de Nilópolis na quarta colocação.
Em agosto do ano passado o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decretou o corte da verba destinada às escolas de samba da elite no carnaval.
Por Waldir Tavares