Iniciando o calendário das finais de samba-enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro, Paraíso do Tuiti, Estação Primeira de Mangueira e Unidos de Vila Isabel escolhem suas obras para o carnaval de 2023 neste final de semana.
Nesta sexta-feira (07/10), a partir das 22h, a Paraíso do Tuiuti realiza sua final sua final, entre três obras, para escolher o samba-enredo do póximo carnaval. No ano que vem, a agremiação vai levar para a Avenida o enredo “Mogangueiro da cara preta”, dos carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo. A história inédita narra a chegada dos búfalos ao Brasil, na Ilha do Marajó, e como se transformou em manifestação cultural.
Na ocasião a agremiação vai realizar a coroação da Rainha de Bateria, Mayara Lima.
A agremiação de São Cristóvão, Zona Norte do Rio, abre os desfiles do Grupo Especial na segunda feira de carnaval, 20 de Fevereiro.
- Samba 1 – Eli Penteado, Bujão, Régis, Wagner Zanco, e Almeida Sambista. Participação Especial: Samir Trindade e Ricardo Simpatia.
- Samba 2 – Igor Leal, Inácio Rios, Rafael Prates, Neto, Evandro Santos e Sormany Justem
- Samba 3 – Cláudio Russo, Moacyr Luz, Gustavo Clarão, Júlio Alves, Alessandro Falcão Pier Ubertini e W. Correia
A Estação Primeira de Mangueira abre as portas do “Palácio do Samba” para mais uma final de samba-enredo no Sábado (08/10) às 22h. Na ocasião três obras disputam o concurso para se tornar o hino que ilustra o enredo “As Àfricas que a Bahia Canta“, dos carnavalescos Anick Salmon e Guilherme Estevão.
No Próximo carnaval, a Verde e Rosa encerra os desfiles da primeira noite do Grupo Especial, dia 19 de Fevereiro.
Dia 09 de Outubro, Domingo, é a vez da Unidos de Vila Isabel escolher seu samba-enredo do Carnaval 2023, quando levará para a Marquês de Sapucaí uma ode às festas populares de cunho religioso do Brasil e do mundo. O desfile será assinado pelo carnavalesco Paulo Barros.
Para escolher o hino da próxima temporada, a Vila organizou a tradicional disputa de sambas, iniciada em setembro. Das 11 parcerias de compositores inscritas, três chegaram à última etapa neste domingo: as de número 02 (parceria de JC Couto e cia.); 11 (Dinny da Vila e cia.) e 13 (Rafael Tinguinha e cia.). Os portões estarão abertos a partir das 17h, com entrada grátis até às 19h.
Com o enredo “Nesta Festa, Eu Levo Fé!”, a Vila será a terceira a cruzar a Sapucaí na Segunda-feira de Carnaval, em 20 de fevereiro de 2023.
Finais Grupo Especial
Até a ultima semana de Outubro, todas as 12 escolas de samba do Grupo Especial vão definir quais sambas vão defender seus enredos no carnaval de 2023. A gravação do álbum oficial começa no próximo dia 12 de outubro e em novembro as faixas começarão a ser disponibilizadas nas principais plataformas de música, simultaneamente ao programa Seleção do Samba, na TV Globo. Alceu Maia será o produtor das faixas.
Série Ouro
Também agitando o final de semana dos cariocas, a tradicional União da Ilha do Governador realiza na sexta-feira, dia 7, a sua final do concurso de samba-enredo para o carnaval de 2023. A quadra da tricolor insulana abre as portas para a festa a partir das 20h e quatro obras estão na disputa.
Disputando o título da Série Ouro do carnaval carioca, como o enredo “O Encontro das Águias no Templo de Momo”, assinado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, a União da Ilha será a sexta escola a desfilar no sábado de carnaval, dia 18 de Fevereiro.
Quatro sambas disputam a final da escola.