Desde 2018 como primeiro Mestre Sala da Unidos do Porto da Pedra, Rodrigo França vai estrear no cargo na disputa do Grupo Especial, em 2024. O Mestre Sala faz parte da Porto da Pedra desde o carnaval de 2002, onde já atuou na ala das crianças, sendo terceiro mestre-sala, defendendo o segundo pavilhão do Tigre de São Gonçalo, até se tornar defensor do primeiro pavilhão da escola.
No próximo carnaval Rodrigo vai formar par com Denadir Garcia, que no último ano defendeu o pavilhão da Unidos da Tijuca. Denadir é experiente e possui excelentes passagens por escolas São Clemente e Unidos de Vila Isabel.
“Graças a Deus, sempre dancei com parceiras que tive vontade de ter ao meu lado. Todas escolhas minhas, e tem dado super certo. Fui segundo da Denadir e do Diego falcão no ano em que eles passaram pela Porto da Pedra. Desde de então trago no coração o amor imenso pelos dois, e com a saída da minha última porta bandeira Laryssa e a saída da Denadir da Tijuca, algo dentro de mim pediu para entrar em contato e a primeira pergunta foi : ‘Pretinha você aceitaria dançar comigo?’ Ela : ‘Que isso preto porque não?’ Aquela energia que tínhamos lá atrás, senti que nunca tinha morrido. Pensei, tem que ser ela”.
Ao lado de Cintya Santos, hoje na Estação Primeira de Mangueira, Rodrigo fez história em apresentações na Série Ouro, agradando publico, imprensa e especialistas. Em 2023 dançou com Laryssa Victória, e a dupla recebeu todas as notas máximas no quesito, ajudando no acesso da Porto da Pedra ao Grupo Especial.
“Sempre criei objetivos com a Porto da Pedra, o primeiro era trazer a Cintya pra dançar comigo, o segundo era me tornar primeiro mestre sala com ela, o terceiro foi trazer nota máxima no nosso primeiro ano, e o quarto era chegar no especial como primeiro mestre sala“
“Surgiram convites para dançar em outra agremiação até mesmo no especial, mas a porto da pedra precisa de mim, então segui com meu objetivo sem pular obstáculos. Hoje estou onde queria com a escola que eu quero. Tenho mais dois objetivos para o carnaval de 2024 e, com a permissão de papai do céu, vai ser realizado como todos os anteriores. Merecíamos subir a escola estava linda, todos na nós estávamos unidos, era um clima diferente dos anos anteriores“
Sobre o rigoroso critério de julgamento e a forma de avaliação dos perfis escalados pela Liesa para compor as cabines de julgamento, o mestre-sala é enfático em dizer o que pensa.
“Não pretendo mudar nenhuma característica da minha dança, pelo contrário, quero acrescentar coisas novas. Na Série Ouro o tempo é curto para mostrar o que temos de melhor. Tenho uma dança bem tradicional e também um pouco do balé, mesmo nunca feito uma aula (risos). Gosto muito de dançar e consigo me emocionar com a minha própria dança, que vem do coração. Se for pra ficar mais bonito com gostinho de balé, que venha, porque gosto de desafios. Estou estudando as justificativas dos meus amigos do grupo especial, me lapidando porque espero agradar os jurados“
Recentemente Rodrigo França também venceu o Grupo Especial do carnaval fora de época em Uruguaiana/RS, defendendo as cores da escola de samba Deu chucha não zebra. Na campeã da folia no sul do país, Rodrigo dançou ao lado da porta-bandeira Ana Marilda Bellos, sua parceira também no carnaval de Porto Alegre.
“A escola ‘Deu chucha não zebra’ já vinha me sondando quando eu dançava com a Cinthya, mas não fluiu. O convite de agora veio através da Ana Marilda. O carnaval de Uruguaiana é muito parecido com do Rio, com escolas grandiosas. Os melhores estão lá, então tremi um pouco na base quando soube que iria competir com os profissionais mais fortes no segmento, como Sidclei e Marcela, Selminha Sorriso e Claudinho, Matheus Olivério e Cintya Santos, e Raphael e Dandara Ventapane. Papai do céu tem me abençoando muito e não deixei de entregar notas“
“Além do Rio tenho garantido as notas máximas fora do meu estado e fora do Brasil. Recebi os prêmios mais importante pelo Império da zona norte ( Porto Alegre ) e Império de lá zona sul ( Uruguai )“
Os artistas e protagonistas do espetáculo das escolas de samba do Rio já estão se movimentando para o inicio da pré temporada para o carnaval de 2024. Com nova parceira, Rodrigo explica que tem pouco tempo para descansar pós desfiles deste ano.
“Meu carnaval só acaba no final de Março. Depois do desfile do Rio, sigo para o Uruguai, Mato Grosso do Sul e Porto Alegre. Descanso pelo menos um mês, mas daqui a pouco chega o mês de Maio e já começo entrar no cronograma de ensaios“
Formado pela renomada escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira de Mestre Manoel Dioniso, além da Porto da Pedra, Rodrigo França tem passagens na União da Ilha do Governador, Em Cima da Hora, Acadêmicos de Vigário Geral e Mocidade Unida do Santa Marta.