O ensaio de terça-feira que vem, dia 8, na quadra da Viradouro, em Niterói, terá uma atração especial: a exibição do clipe oficial do samba-enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”, que a vermelho e branco vai cantar na Avenida no desfile de 22 de abril.
Ambientado no Arco do Teles – marco da arquitetura carioca, construído no século 18 -, na Praça 15, Centro do Rio, o filme de 10 minutos de duração coloca os artistas da escola para reviver o clima de alegria do Carnaval de 1919, o primeiro pós-pandemia da gripe espanhola, e que será o tema do desfile da atual campeã do Grupo Especial.
Trajando figurino de época, o elenco tem nos papéis de pierrot e colombina, personagens destacados na letra do samba, os atores Marcello Melo Jr. e Erika Januza (rainha de bateria da Viradouro). Dividindo o protagonismo com a dupla de famosos da TV, abrilhantam o clipe o intérprete Zé Paulo Sierra, mestre Ciça, o primeiro e o segundo casais de mestre-sala e porta-bandeira (Julinho Nascimento, Rute Alves, Amanda Poblete e Jeferson Souza), as musas Luana Bandeira e Bellinha Delfim, além de ritmistas, passistas, baianas e demais segmentos.
Rainha dos ritmistas, Erika Januza, apesar da agenda repleta de compromissos profissionais, não economizou esforços para a realização do projeto. Partiu dela, a colombina do vídeo, a ideia de convidar o amigo Marcello para representar o pierrot. A atriz se emocionou durante a “sessão de cinema” no barracão e aproveita para destacar algumas características que já conseguiu identificar na Viradouro desde que passou a frequentar a escola, ano passado.
– Fiquei muito emocionada. E me surpreendeu muito o resultado, porque eu não esperava que fosse ficar nesse padrão de cinema. A Viradouro está sempre inovando, sempre trazendo o diferencial dela, que vai desde a forma de conduzir pessoas até o que entrega. Essa inovação eu tenho visto que faz parte da Viradouro. Quando as pessoas assistirem, vão entender a grandiosidade do que foi feito. Tenho certeza que o clipe vai agradar tanto, que vai ser compartilhado nas redes, pra que quem ainda não conhece o nosso samba, que é uma declaração de amor ao Carnaval – elogia Januza.
Mais de 100 pessoas, entre elenco, técnicos, time de profissionais do barracão e da quadra contribuíram direta ou indiretamente para a realização do clipe, que tem direção da jornalista Alice Fernandes.