Segundo matéria veiculada neste sábado (30/01) na Revista Veja, a Liga Independente das Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba (Livres) pretende homenagear o Presidente Jair Bolsonaro como tema único para todas as escolas em 2022. A previsão é que o projeto seja apresentado na próxima semana no Palácio do Planalto, no Distrito Federal, para a avaliação do próprio Presidente. Ainda segundo a revista, a proposta surgida na Livres, prevê a indicação do mesmo enredo para as demais Ligas. incluindo a LIESA e a Liga das Escolas de Samba Mirins.
Em conversa com o CN1, a Presidente da entidade, Raphaela Nascimento, explicou que realmente existe um projeto neste sentido, porém, assim como outros, ainda passa por análises.
“Existe um projeto que ainda não foi apresentado aos interessados, mas acabou vazando. Ainda estamos discutindo um projeto que é da Livres mas pode ser aproveitado por outras Ligas. Ninguém será obrigado a fazer o mesmo que a gente”, declarou a dirigente, que é filha de Nésio Nascimento, um dos fundadores da Gres Tradição.
Em 2019, as escolas de samba filiadas a Livres romperam com a Liesb por não concordarem com as decisões tomados por esta em relação as escolas do Grupo B, que desfilam na Estada Intendente Magalhaes. Atualmente a Liga Independente das Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba briga na justiça pelo direito de ascender a campeã do seu desfile em 2020, Gres Tradição (Também presidida por Raphaela Nascimento), à Série Ouro (Antigo Grupo A) do Carnaval Carioca.