Nessa sexta-feira é dia de comemoração pelos 64 anos de fundação da Unidos de Padre Miguel, sediada no bairro carioca de Padre Miguel, das cores vermelho e branco.
Nos últimos carnavais, desfilando pela atual série ouro na Marquês de Sapucaí, a Unidos de Padre Miguel esteve muito perto de conseguir uma vaga para desfilar no grupo de elite das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Seu primeiro desfile aconteceu no carnaval de 1959, quando já foi campeã, desfilando pelo grupo dois da época, tendo nesse ano apresentado o enredo “Lampião”.
Posteriormente conquistou o topo do pódio nos carnavais de 1974, 1984 e 2009 desfilando na terceira divisão, em 2006 pela quarta divisão e 2005 pela quinta divisão do carnaval do Rio.
Desde o carnaval de 2013 a Unidos de Padre Miguel vem desfilando na segunda divisão do carnaval da Cidade Maravilhosa, colocando na passarela da Marquês de Sapucaí apresentações memoráveis, com requintes de gigantismo, ótimo acabamento e muita garra da comunidade da agremiação.
As melhores colocações obtidas pela escola desde 2013 foram nos carnavais de 2015, 2016, 2018 e 2020 quando alcançou a segunda colocação.
Desde que passou a desfilar em definitivo na atual série ouro carioca, o carnavalesco Edson Pereira realizou um total de cinco desfiles na agremiação, indo para seu sexto ano como carnavalesco no próximo carnaval de 2022, quando a agremiação vai levar para a Sapucaí o enredo “Iroko – É tempo de Xirê”, com samba enredo de autoria dos compositores Chacal do Sax, Sidney Myngal, Jota Ilha Bela, Felipe Mussili, Alexandre Rivero, Júnior Diniz e Gabriel Simões.
No último carnaval carioca coube a agremiação apresentar o enredo “Ginga”, que foi desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo, que deu a escola o vice campeonato com uma apresentação primorosa.
Grandioso evento está sendo divulgado pela agremiação para comemorar mais esse aniversário da escola, feijoada que deverá acontecer na data de treze de novembro, na quadra de ensaios da Unidos de padre Miguel com várias atrações.
PARABÉNS UNIDOS DE PADRE MIGUEL…
Por Sidnei Louro Jorge Júnior