RJ – Imperatriz Leolpoldinse e Independente de Olaria unidas para fortalecer o carnaval da região de Ramos e adjacências

Com intuito de fortalecer o carnaval da região de Ramos e adjacências, a Imperatriz Leolpodinense e a Independe de Olaria firmaram parceria visando o Carnaval 2023. As duas agremiações da Zona da leopoldina se unem para mostrar a força carnavalesca deste pedaço da zona norte do Rio de Janeiro.

Se pensarmos em celeiro de bambas, geralmente vem em mente o Estácio, Madureira, Mangueira, Tijuca e Vila Isabel, locais conhecidos pela relevância histórica no carnaval carioca. Porém a Zona da Leopoldina, que abriga os bairros de Triagem, Manguinhos, Complexo da Maré, Bonsucesso, Ramos, Complexo do Alemão, Olaria, Penha, Penha Circular, Vila da Penha, Brás de Pina, Vila Kosmos, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral e Jardim América, também tem importante contribuição na história carnavalesca do Rio.

Esta parte da cidade maravilhosa abriga agremiações importantes, entre elas o tradicional Cacique de Ramos, bloco famoso por seus ilustres participantes e por ser o local onde foram criados sambas clássicos como Coisinha do Pai e Vou Festejar, e a supercampeã Imperatriz Leolpoldinense, oriunda a extinta Recreio de Ramos e detentora de oito títulos no grupo de elite do carnaval carioca (1980, 1981, 1989, 1994, 1995, 1999, 2000 e 2001).

Conhecido como “Lobo forte da leolpoldina“, a Independente de Olaria, fundada em 2017, tem como sua madrinha justamente a “Rainha de Ramos”, apelido que o mundo do samba deu a Imperatriz Leolpinense. No Próximo carnaval, a azul e branca de Olaria disputa a série prata do carnaval carioca com o enredo “Merìndílógún – A fala dos Ancestrais”, enquanto a Imperatriz briga pelo seu nono título do Grupo Especial inspirada nos cordéis nordestinos que contam histórias sobre a chegada de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião, ao céu e ao inferno.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp