Um projeto de lei, que será votado pela Câmara Municipal do Rio, reconhece Exu como Patrimônio do Rio. Proposta pelo vereador Átila A. Nunes (PSD), a iniciativa busca desmistificar o preconceito contra a divindade afro-brasileira.
“Com muita coragem, a escola de Duque de Caxias levou para a Sapucaí um desfile que fala dos Exus, que tanto são olhados de uma forma completamente errada. Eles nada mais são do que protetores. Temos que respeitar aqueles que têm nos Exus os seus protetores. E tenho certeza de que a Grande Rio deu uma lição e, por coincidência ou não, ganhou e foi brindada com essa vitória, que carrega uma mensagem de rompimento do preconceito religioso“, afirmou Átila Nunes.
Para a Mãe de Santo, Carla de Oxum, o projeto se faz ainda mais necessário devido aos casos de intolerância religiosa.
“Diariamente um irmão de crença denuncia que a sua casa ou um dos seus filhos sofreu um ataque nas redes sociais ou pessoalmente. Estamos cansados de tratarem os nossos Exus como demônios, quando na verdade, o preconceito é o verdadeiro mal da sociedade“, afirmou Mãe Carla.
O projeto de lei foi protocolado na última quarta-feira e depois de aprovado, em duas votações pelo Plenário da Câmara Municipal do Rio, seguirá para sanção do prefeito Eduardo Paes.