No dia 20 de Junho, a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) promove o aguardado sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial para o Carnaval de 2024. O evento, que acontece na Cidade do Samba, vai definir a sequência em que as 12 agremiações irão se apresentar no Sambódromo.
Entre as escolas de samba do Grupo Especial, apenas a Mocidade Independente não anunciou o enredo para o próximo carnaval, mantendo um mistério sobre o tema que será desenvolvido em sua apresentação. As demais agremiações já divulgaram suas propostas temáticas, criando expectativas nos amantes do carnaval. O sorteio das posições será realizado em pares, estabelecendo uma ordem para as apresentações. Eis os pares definidos:
- Imperatriz Leopoldinense e Unidos do Viradouro
- Beija-Flor de Nilópolis e Estação Primeira de Mangueira
- Acadêmicos do Salgueiro e Portela
- Unidos de Vila Isabel e Acadêmicos do Grande Rio
- Unidos da Tijuca e Paraíso do Tuiuti
A Unidos do Porto da Pedra, atual campeã da Série Ouro, e a Mocidade Independente, 11ª colocada no último carnaval, já têm suas posições definidas pelo regulamento aprovado em plenária. A vermelha e branca de São Gonçalo será a primeira a desfilar no Domingo, enquanto a Mocidade abrirá os desfiles na segunda-feira.
A primeira parte do sorteio, dirigentes das escolas determinam a distribuição das escolas entre o Domingo e a Segunda-feira de carnaval. Em seguida, eles partem para o sorteio da ordem. O regulamento estipula um prazo de 10 minutos após o sorteio para que possíveis trocas sejam realizadas entre as agremiações que desfilarão no mesmo dia.