RJ – Mangueira fecha primeira noite promovendo sacode com “As Áfricas que a Bahia canta”

Sétima colocada no último carnaval, a Estação Primeira de Mangueira encerrou a primeira noite dos desfiles do Grupo Especial, na manhã de segunda-feira de carnaval, 20 de fevereiro de 2023.

Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira, levou sua comunidade do Morro, Norte do Rio de Janeiro, para um sacode baiano na Sapucaí.

Segunda maior detentora de títulos do carnaval carioca, com 20 campeonatos, a Mangueira quer reverter o resultado do ano passado, quando ficou de fora dos desfiles das campeãs do Grupo Especial. 

A dupla de carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon desenvolveram o enredo  “As Áfricas que a Bahia canta”, uma narrativa de protagonismo negro que mostrará as construções das visões de África na Bahia, a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e fortalecimento da identidade afro-brasileira.

O desfile teve como um dos seus destaques a comissão de Frente, coreografada por Claudia Mota, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A dança reunia todos os símbolos dos cortejos baianos, fruto das recriações de Áfricas promovidas pelos negros afro-brasileiros.

Sensação no pré carnaval, a dupla Matheus Olivério e Cinthia Santos, que estreia no Grupo Especial após brilhar na Série Ouro, formam o 1° casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. O casal trouxe a representação da Orixá Oyá Onira, uma qualidade de Iansã, que guia o cortejo negro da Estação Primeira de Mangueira.

Os intérpretes Marquinho Art Samba e Dowglas Diniz, garantiram a qualidade no canto da escola com o  samba enredo composto por Lequinho, Junior Fionda, Gabriel Machado, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim.

Sob o comando dos Mestres Rodrigo Explosão e Taranta Neto, a bateria “Tem que respeitar meu tamborim” cruzou a avenida, tendo à sua frente a marcante presença da Rainha Evelyn Bastos.

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes desfilou na ultima alegoria. Sob o amanhecer de segunda-feira, a verde e rosa saiu da pista ovacionada pelo publico.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp