O Acadêmicos do Salgueiro abre o mês de novembro com mais uma edição do “Salgueiro Convida”. A grande atração deste sábado (04), vem diretamente de São Paulo: Mocidade Alegre. A partir das 20h30, a Academia do Samba abre as portas de sua quadra na rua Silva Teles, para receber a coirmã paulistana, campeã do Carnaval 2023.
A visita da Morada do Samba é sempre muito esperada pelos salgueirenses, que prometem lotar a quadra para cantar os sambas da agremiação que já conquistou 11 vezes o título de campeã do Carnaval de São Paulo. Em 2024, a Mocidade Alegre vai levar para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país”, do carnavalesco Jorge Silveira.
A abertura do evento fica por conta da cantora Paula Quintanilha, que traz para o palco do Torrão Amado grandes sucessos do pagode, além de muito samba de raiz. Logo após, o elenco show do Salgueiro interage com o público, enquanto apresenta os melhores sambas da agremiação, comandados pela Bateria Furiosa, dos mestres Guilherme e Gustavo, e pelo Carro de Som “Quinho do Salgueiro”, liderado pelo intérprete Emerson Dias. O público também se encanta com a Velha Guarda Salgueirense, as matriarcas da Ala das Baianas, os casais que conduzem o pavilhão vermelho e branco, além dos passistas e bailarinos do Maculelê, coreografados pelo consagrado Carlinhos do Salgueiro.
Carnaval 2024:
Em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo Yanomami com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”. O enredo é baseado no livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami. O Acadêmicos do Salgueiro é a terceira escola a desfilar no domingo de carnaval, dia