RJ – Mocidade Independente de Padre Miguel festeja nessa quarta-feira seus 66 anos de fundação

Seis vezes campeã do carnaval carioca, a Mocidade Independente de Padre Miguel festeja nessa quarta-feira, dez de novembro, seus 66 anos de fundação.

Desfilando desde o carnaval de 1957, a Mocidade foi campeã pela primeira vez no ano de 1958, desfilando no grupo 2 da época, ocasião em que apresentou o enredo “Apoteose do samba”.

O lendário Mestre André esteve a frente dos ritmistas da Mocidade nos anos de 1957 a 1966 e de 1968 a 1980.

Já desfilando no grupo especial a primeira estrela foi alcançada no carnaval de 1979, quando o carnavalesco Arlindo Rodrigues desenvolveu o enredo “O Descobrimento do Brasil”.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Desfile de 1979 – Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/CARNAVAIS_Dantas_Emo%C3%A7%C3%B5es_-_Mocidade_1979.jpg

Foi no carnaval carioca de 1985 que a agremiação de Padre Miguel voltou ao topo do pódio com o emblemático carnavalesco Fernando Pinto e seu enredo “Ziriguidum 2001, um carnaval nas estrelas”.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Desfile de 1985 – Fonte: http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2016/01/1985-mocidade-voa-pelo-espaco-sideral-em-ano-de-polemicas-universais/

Já com o trabalho dos carnavalescos Renato Lage e Lilian Rabello, a Mocidade conquistou um bicampeonato nos carnavais de  1990 e 1991, com os enredos “Vira, virou, a Mocidade chegou” e “Chuê, chuá, as águas vão rolar” respectivamente.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Desfile de 1991 – Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/Mocidade_no_Sambodromo_1991_01.jpg

No carnaval de 1993 o carnavalesco Renato Lage assume em carreira solo os carnavais da Mocidade até o desfile de 2002, quando nesse último ano volta a dividir o trabalho dessa vez com Márcia Lávia.

Nesse período a escola volta a ser campeã no ano de 1996, quando apresenta o enredo “Criador e Criatura”.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Desfile de 1996 – Fonte: https://twitter.com/GRESMIPM/status/1091457379613507589/photo/1

Por dezessete anos o emblemático Castor de Andrade ocupou o posto de patrono da agremiação verde e branca, no período de 1980 a 1997.

O último campeonato da Mocidade Independente de Padre Miguel se deu no carnaval carioca de 2017, quando dividiu o pódio com a Portela. Nesse carnaval o enredo da Mocidade foi “As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakesh”, enredo esse desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Desfile de 2017 – Fonte: https://fotospublicas.com/wp-content/uploads/2017/02/Padre_Miguel_28022017009.jpg

Sambas antológicos também destacam-se na história brilhante da Mocidade, como é o caso do samba do carnaval de 1976, quando a agremiação apresentou o enredo “Mãe Menininha do Gantois” do carnavalesco Arlindo Rodrigues.

O samba desse carnaval foi de autoria dos compositores Djalma Crill e Toco.

Nesse muitos anos de carnaval, grandes carnavalescos passaram pela Mocidade realizando desfiles memoráveis. Além dos já citados acima, a agremiação de Padre Miguel ainda teve coimo carnavalescos as figuras de Mário Monteiro, Clóvis Bornay, Chico Spinoza, Cid Carvalho, Paulo Menezes, Mauro Quintaes, Alex de Souza, Cebola, Paulo Barros, Edson Pereira,  Jack Vasconcelos, dentre outros.

No carnaval de 2020 a Estrela de Padre Miguel fez um desfile para homenagear a grande cantora Elza Soares, com o enredo “Elza Deusa Soares”, do carnavalesco Jack Vasconcelos, tendo com esse desfile ficado com a  terceira colocação.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Desfile de 2020 – Fonte: https://www.diariodecanoas.com.br/noticias/carnaval/2020/02/25/penultima-na-avenida–mocidade-fez-homenagem-a-elza-soares.html

Para o próximo carnaval, a agremiação depois de muitos anos volta a ter um enredo com foco em religião de matriz africana, já que apresentará o enredo “Batuque ao Caçador” do carnavalesco Fábio Ricardo, em sua estreia na Estrela de Padre Miguel.

Mocidade Independente de Padre Miguel – Logo Carnaval de 2022

O samba enredo da escola para seu próximo desfile na Sapucaí é de autoria dos compositores Carlinhos Brown, Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, J.J. Santos e Cabeça Do Ajax.

Muitas outras personalidades passaram pela Mocidade nesses muitos anos de carnaval, como por exemplo, Adele Fátima, Monique Evans e Viviane Araújo que por muitos anos estiveram a frente da bateria da escola, Beth Andrade que por muitos carnavais esteve brilhando no carro abre alas da escola,  Marlene Paiva e Regina Marins grandes destaques de luxo da escola, Tia Nilda sempre a frente da ala de baianas e Vera Benévolo por muitos anos encantando a todos pelas belas fantasias e muito samba no pé, além de muitas outras personalidades.

Está agendado um grande ensaio na quadra da agremiação para comemorar o aniversário da escola na noite dessa quarta-feira.

PARABÉNS MOCIDADE…

MUITOS CARNAVAIS DE SUCESSO…

Por Sidnei Louro Jorge Júnior

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp