Nesta quinta-feira (09), uma comitiva da escola de samba da Inocentes de Belford Roxo, incluindo o seu carnavalesco Lucas Milato e seu presidente Reginaldo Gomes, desembaram em Vitória/ES para fazer uma imersão na história da tradicional cultura capixaba e assim construir o enredo da agremiação carnavalesca para 2023.
A proposta da escola, para o próximo carnaval, é narrar a tradição vinda das mãos habilidosas das Paneleiras de Goiabeiras Velha, bairro antigo na parte continental norte de Vitória. A prática destas mulheres em fazer fazer panelas de barro é reconhecida como patrimônio cultural imaterial.
Ícone da identidade cultura do Espírito Santo, as as panelas de barro de Goiabeiras são produzidas conforme antiga tradição indígena. São essenciais no preparo e na apresentação de pratos típicos capixabas, como a moqueca de peixe e frutos do mar e a torta capixaba.
A fabricação artesanal de panelas de barro é o ofício das paneleiras de Goiabeiras, uma atividade predominantemente feminina e familiar. É um saber repassado de mãe para filha há várias gerações. As ceramistas usam uma técnica de origem indígena, caracterizada pela modelagem manual, queima a céu aberto e impermeabilização com a tintura de tanino.
Em 2023, a Inocentes de Belford Roxo vai tentar o titulo da Série Ouro do carnaval carioca, passaporte imediato para o Grupo Especial.