RJ – Musa Ana Filipa celebra cultura portuguesa no Carnaval da Unidos da Tijuca

Ana Filipa Alves, musa da Unidos da Tijuca, está radiante com a oportunidade de desfilar com o enredo “O Conto de Fados“, que homenageia as lendas de Portugal. A passista, natural de Lisboa e que mora no Rio de Janeiro desde 2011, conta que o enredo é uma realização pessoal.

Foto Rio Carnaval

“É um sonho desfilar com um enredo sobre Portugal, sou filha de fundadores da escola de samba mais antiga da Europa, a Bota de Sesimbra, e o samba sempre esteve presente na minha vida. É uma honra poder representar o meu país no maior palco do carnaval no mundo.”, diz Ana.

Ana Filipa começou sua trajetória no samba aos 14 anos de idade. Em 2011, mudou-se para o Rio de Janeiro, com o objetivo de realizar seu maior sonho: desfilar no Grupo Especial. Com apenas um mês de estadia na cidade, ela ingressou na Ala “Encantos do Pavão” da Unidos da Tijuca, onde permaneceu até 2021, com destaque por seu gingado e seu pandeiro.

Reprodução

Além da escola do Morro do Borel, Ana Filipa também desfilou pela Estácio de Sá e por vários blocos carnavalescos do Rio de Janeiro. Em 2019, ela foi escolhida musa da GRES Alegria da Zona Sul, e em 2020, de destaque principal do carro abre alas da GRES Vigário Geral. Em 2022, ela recebeu o posto de musa da comunidade da Unidos da Tijuca.

Reprodução

Ana vai desfilar no no terceiro setor da escola representando um conto português muito conhecido de extrema importância para o país. O figurino, que está praticamente pronto, é trabalhado com pedrarias, strass, rabo de galo e faisão. A fantasia está sendo confeccionada pela própria Ana Filipa, que considera o trabalho como uma espécie de terapia.

Além de sua carreira no samba, Ana Filipa também é técnica de saúde bucal. Com 18 anos de experiência, atualmente ela trabalha para uma instituição de ensino para graduados interessados em determinada área na odontologia. Em 2023 foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural na Câmara de Sesimbra, pertencente ao distrito de Setúbal, na região metropolitana de Lisboa.

O enredo “O Conto de Fados“, desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, é uma viagem à uma Portugal mítica e mística. O enredo contará, em clima de encantamento, fatos e lendas populares do país. O desfile da Unidos da Tijuca será realizado no domingo, dia 11 de fevereiro, na Sapucaí.

Foto em destaque Leo Cordeiro

Colaboração e produção Claudia Lucia Monteiro

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp