A escola de samba Acadêmicos do Cubango, foi a segunda a desfilar já na madrugada desta quinta-feira (21), na Marques de Sapucaí. Escola de Niterói chamou atenção por seu conjunto de fantasias com acabamento impecável,mas apresentou problemas nos carros alegóricos com iluminação e falta de acabamento.
Fábio Batista coreógrafo da comissão de frente, aposta em uma apresentação mista, era intitulada “Aos Pés da Jurema Sagrada”, uma integrante representava a homenageada do enredo Chica Xavier, os outros bailarinos representavam Caboclos, Orixás e Filhas de Santo. Exú, Oxossi, Obaluaê e Iansã, estiveram presente no mesmo corpo de Chica. Um contratempo surgiu no primeiro módulo de jurados, e a integrante não conseguiu se vestir a tempo, durante a coregrafia a árvore virou para o júri com ela ainda se trocando. Mesmo com alguns incidentes durante a apresentação, a comissão levantou o público
Chica nascida na Bahia e veio fazer história nos palcos e novelas no Rio de Janeiro. Era dona do próprio terreiro, na Zona Oeste do Rio. E Por isso, não foi difícil para ela interpretar uma mãe de santo na minissérie “Tenda dos Milagres”. Desta vez Xica é a protagonista de sua história no elenco da luta antirracista, Xica a mãe baiana do Brasil
O primeiro Casal de Mestre sala e Porta Bandeira da escola, Diego Falcão e Aline Flores, realizaram movimentos oriundos das religiões de matriz africana, um misto do tradicional e passos coreógrafos. Muito bem sincronizados a dupla passou impecável por todos os módulos de jurados.
Um ponto de atenção foram as alegorias da escola, onde se percebia a falta de acabamento, deixando a plastica dos carros comprometida, a falta iluminação também chamou atenção em alguns pontos. Na terceira alegoria era possível visualizar ferros aparentes.