Anunciado no ultimo domingo (05/03) como o novo intérprete oficial da Unidos do Viradouro, Wander Pires é voz marcada na discografia de oito das doze escolas de samba que vão desfilar no Grupo Especial em 2024. Apenas Mangueira, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Beija Flor não tiveram o comando do cantor, de voz inconfundível, cabelo impecável e figurinos extravagantes, em seus carros de som.
Wander iniciou sua carreira como intéprete oficial, na Mocidade em 1994. Na verde Branca de Padre Miguel também defendeu os sambas de 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2002, 2006, 2009 e no período de 2017 a 2022. Na agremiação foram dois títulos conquistados, “Criador e criatura” (1996) e “As mil e uma noites de uma ‘Mocidade’ pra lá de Marrakesh” (2017).
Em 2000, o intérprete teve uma tímida passagem pelo Acadêmicos do Salgueiro, quando defendeu o samba-enredo “Sou rei, sou Salgueiro, meu reinado é brasileiro“, sendo, inclusive, um dos compositores da obra.
No Acadêmicos do Grande Rio, Wander cantou entre 2003 e 2005, e depois em 2007 e 2008. Neste ultimo ano o cantor se atrasou no dia desfile. O desfile acarretou em uma saída conturbada da agremiação, que envolveu até supostas agressões sofridas no barracão da tricolor de Caxias.
No carnaval de 2010, Wander Pires defendeu o samba “México, o paraíso das cores, sob o signo do sol“, na Unidos do Viradouro. Sua primeira passagem pela escola não traz boas recordações. Devido a má gestão e um desfile esquecível, a agremiação de Niterói acabou terminando na última colocação, sendo rebaixada depois de 20 anos seguidos no Grupo Especial.
Wander também é marcado por ser a voz do polêmico “Da seiva materna ao equilíbrio da vida“, o “hino” homenagem ao Iogurte, enredo questionável que a Porto da Pedra levou à Sapucaí em 2012.
Em 2013 e 2014, passou pela Imperatriz Leopoldinense, onde deu voz aos sambas “Pará – O Muiraquitã do Brasil. Sob a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia” e “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz“, respectivamente. No primeiro ano cantou ao lado do saudoso Dominguinhos do Estácio. Dividindo o posto de intérpretes oficiais da escola, a dupla não demonstrava ter boa relação. Com o falecimento de Dominguinhos, em Maio de 2021, Wander declarou que o ex parecreiro “Era dono de uma das maiores vozes do nosso carnaval“.
Ainda no carnaval de 2014, teve o episódio da discussão, em plena avenida, com o cantor e compositor, nesta época na agremiação de Ramos, Elymar Santos. Este caso sacramentou a decisão de sair da escola da Zona da Leopoldina.
“Estava muito feliz na Imperatriz. É uma casa onde fiz amigos e todos viam o meu empenho com a escola e as tentativas do Elymar em me prejudicar. Desde a escolha do samba ele queria participar do carro de som, direito dele, mas que deveria ser discutido com o presidente da escola e não imposto como ele tentou fazer”, disse a época dos fatos.
Wander também teve uma breve passagem na hoje centenária Portela. No carnaval de 2015 fez dupla com Wantuir de Oliveira na condução do samba “ImagináRIO, 450 janeiros de uma cidade surreal“, deu uma quinta colocação a azul e branca de Madureira.
No pré carnaval de 2023, Wander Pires foi anunciado como intérprete da Paraíso do Tuiuti. Na escola de São Cristóvão embalou a comunidade ao som do samba dos compositores Cláudio Russo, Moacyr Luz, Gustavo Clarão, Júlio Alves, Alessandro Falcão, Pier Ubertini e W Correia, “Mogangueiro da Cara Preta“. A perfomance foi coroada com prêmio Estandarte de Ouro de Melhor Intéprete do ano, a segunda placa, cedida pelo jornal O Globo, em sua carreira.
Em 2024, Wander Pires retorna à Unidos do Viradouro em ambiente bem diferente do ano em que esteve na agremiação pela primeira vez. Nos quatro ultimos carnavais, a vermelha e branca de Niterói acumula um campeonato, dois vices e uma terceira colocação. Wander postou sua satisfação em estar no time de uma das atuais potências do carnaval carioca.
“Estou ansioso para fazermos um lindo trabalho e um grande carnaval, é uma honra para mim fazer parte dessa grande agremiação que é um dos maiores exemplos de valor ao sambista. Será uma fase muito bonita. Obrigado desde já a todos que me acompanham por tanto carinho, vamos com tudo“, disse o cantor.
Além das citadas, o artista também passou por União da Ilha (atualmente na Série Ouro/RJ), Estácio de Sá (atualmente na Série Ouro/RJ), (Acadêmicos do Campo do Galvão (Garatinguetá/SP), Embaixada do Morro (Garatinguetá/SP), Unidos da Cova da Onça (Uruguiana/RS), Grupo dos Quinze (Niterói/RJ), Estado Maior da Restinga (Porto Alegre/RS), Vai-Vai (São Paulo/SP), Unidos da Ilha do Marduque (Uruguiana/RS), Acadêmicos do Tatuapé (São Paulo/SP), Unidos de Vila Maria (São Paulo/SP) e Unidos da Tamandaré (Garatinguetá/SP).