RJ – O adeus a Grillo. Baluarte da Unidos da Ponte falece em Meriti

Faleceu na noite de ontem, 23, o cantor e compositor da Unidos da Ponte, Wallace Coelho Álamo, o Grillo. Grillo foi o cantor da escola durante a década de 1980, figurando especialmente em dois dos mais importantes anos da agremiação de São Mateus no Grupo Especial: 1983, ano em que a escola homenageou os artistas plásticos e pintores no enredo “E eles verão a Deus”, e 1984, quando a temática foi “Oferendas”, e tratava sobre um inventário das comidas de santo. Quando do retorno da escola para o Grupo de Acesso, em 2019, chegou a gravar para as redes sociais da escola um vídeo cantando o samba.

Além de cantor, Grillo foi o compositor do samba “G.R.E.S. Saudade”, de 1987, em parceria com Sílvio e Zoinho, e “Da cor do pecado”, de 1992 – Parceria com Naldo, Osvaldo do Parque, Serginho do Porto e Og do Cavaco, sendo este último seu filho. Em 2002, foi um dos autores de “Amazonas, esse desconhecido. Delírios e verdades do Eldorado Verde”. Em 2011, uma reeditou-se um de seus primeiros sambas para a Unidos da Ponte, “Orixás”, que em 1973 chamava-se “Samba, dança para os orixás”. Em 2022 chegou a inscrever samba na escola, mas foi derrotado. O grito de guerra do cantor era “Alô, povão meritiense, olha a Ponte aí!”

Após o carnaval de 1992, quando a Ponte conquistou, com um vice-campeonato, o acesso ao Grupo Especial, o cantor deixou como sucessor o jovem Serginho do Porto. A partir daí, Grillo foi se afastando da função de intérprete para se dedicar a assuntos internos na Ponte, chegando a ser presidente da escola no fim dos anos 1990. Em 2002, junto com David Corrêa e Naldo, compôs o samba da Portela daquele ano, “Amazonas, esse desconhecido. Delírios e verdades do Eldorado Verde”, e chegou a compor o carro de som da agremiação da Rua Clara Nunes.

Grillo faleceu ontem, 23/04, por problemas cardíacos, e foi enterrado hoje (24), no Cemitério de Vila Rosaly, em São João de Meriti.

ATUALIZADO EM 29/04/2022, às 21:15

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp