No próximo domingo (20), Dia da Consciência Negra, a Ala das Passistas da Paraíso do Tuiutí realiza a “Festa da Raça“. O evento marca a importância da data no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Na ocasião, personalidades negras serão homenagedas.
Entre as homenageadas, a Doutora em filosofia, Helena Theodoro e Vilma Melo, atriz com atuações em teatro, cinema e televisão. Helena Theodoro é referência dentro do samba e na área acadêmica. Já Vilma Melo representa a possibilidade de alçar vôos para as jovens negras das comunidades cariocas.


Aldione Senna, ícone dos passistas de todas as escolas, e Sonia Capeta, a eterna rainha da Beija Flor, também fazem parte das personalidades reconhecidas pela escola no Dia da Consciência Negra. A homenagem é realizada por conta dos trabalhos desenvolvidos, tanto dentro do samba quanto pela representatividade que cada uma passa para as novas gerações.


A festa se inicia às 14h, e será realizada na quadra da escola, no bairro de São Cristóvão. O evento é idealizado pelos coordenadores da ala de passistas do Tuiuti, Alex Coutinho e Jorge Amarelloh.

“A nossa festa dos passistas virou uma tradição. Recebemos sambistas de todas as escolas de samba do Brasil em uma grande celebração. Neste ano, queremos celebrar juntos as lutas e vitórias do povo preto“, conta Alex Coutinho.


“A luta de ser negro, a diferença racial, a diferença de valores financeiros, entre cor, entre raça, e pode inspirar os passistas que estão chegando. Normalmente, o passista não é só da escola de samba, ele estuda, trabalha, precisa de um incentivo para saber que vale a pena”, finaliza.

Na data, o grupo de passistas da escola de São Cristóvão pretende reunir sambistas de várias agremiações para celebrar as lutas e vitórias do povo preto. Além do show do Paraíso do Tuiuti, a festa terá apresentações completas de mais de 20 alas de passistas, rainhas e musas, da escola de samba Vai-Vai, e uma roda de samba.