RJ – Passistas da Paraíso do Tuiuti preparam homenagens para o Dia da Consciência Negra

No próximo domingo (20), Dia da Consciência Negra, a Ala das Passistas da Paraíso do Tuiutí realiza a “Festa da Raça“. O evento marca a importância da data no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Na ocasião, personalidades negras serão homenagedas.

Entre as homenageadas, a Doutora em filosofia, Helena Theodoro e Vilma Melo, atriz com atuações em teatro, cinema e televisão. Helena Theodoro é referência dentro do samba e na área acadêmica. Já Vilma Melo representa a possibilidade de alçar vôos para as jovens negras das comunidades cariocas.

Aldione Senna, ícone dos passistas de todas as escolas, e Sonia Capeta, a eterna rainha da Beija Flor, também fazem parte das personalidades reconhecidas pela escola no Dia da Consciência Negra. A homenagem é realizada por conta dos trabalhos desenvolvidos, tanto dentro do samba quanto pela representatividade que cada uma passa para as novas gerações.

A festa se inicia às 14h, e será realizada na quadra da escola, no bairro de São Cristóvão. O evento é idealizado pelos coordenadores da ala de passistas do Tuiuti, Alex Coutinho e Jorge Amarelloh.

A nossa festa dos passistas virou uma tradição. Recebemos sambistas de todas as escolas de samba do Brasil em uma grande celebração. Neste ano, queremos celebrar juntos as lutas e vitórias do povo preto“, conta Alex Coutinho.

A luta de ser negro, a diferença racial, a diferença de valores financeiros, entre cor, entre raça, e pode inspirar os passistas que estão chegando. Normalmente, o passista não é só da escola de samba, ele estuda, trabalha, precisa de um incentivo para saber que vale a pena”, finaliza.

Na data, o grupo de passistas da escola de São Cristóvão pretende reunir sambistas de várias agremiações para celebrar as lutas e vitórias do povo preto. Além do show do Paraíso do Tuiuti, a festa terá apresentações completas de mais de 20 alas de passistas, rainhas e musas, da escola de samba Vai-Vai, e uma roda de samba.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp