RJ – Paulo Barros vai reeditar “Gbala – Viagem ao Templo da Criação” na Unidos de Vila Isabel

Tricampeã do Grupo Especial e Terceira colocada no ultimo carnaval, a Unidos de Vila Isabel volta ao passado para reeditar “Gbala, viagem ao templo da criação“, em 2024. O enredo, do carnaval de 1993, versa sobre a criação e evolução do homem sob a ótica das religiões de matriz africana. O samba é de autoria de Martinho da Vila.

Na primeira versão, o enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Oswaldo Jardim, falecido em 2003. No carnaval de 2024, cabe ao artista Paulo Barros a missão de repaginar o desfile, que na época prejudicado chuva, ficou na oitava posição.

Segundo a sinopse original, os Orixás, sob o comando de Olorum, guiaram as crianças para o Templo da Criação, onde elas receberiam os ensinamentos primordiais e os valores que deveriam ser passados adiante depois que o Criador adoece e sua geração ter se perdido.

Estamos muito felizes em levar novamente ‘Gbalá’ à Sapucaí! Isso é, acima de tudo, um grande presente à comunidade da Vila Isabel, que tem um carinho enorme por esse samba e pelo enredo, que permanece atual, dentro do contexto em que vivemos. Além disso, é uma homenagem aos profissionais que defenderam as cores do nosso pavilhão em 1993 e imortalizaram esse desfile”, destaca o presidente Luizinho Guimarães.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp