RJ – “Pelas regras atuais, eventos controlados podem acontecer”, disse Prefeito que mantém os desfiles das escolas de samba em 2022

Eduardo Paes, prefeito do Rio, esteve na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na manhã desta nesta segunda-feira (10/01) para receber a terceira dose da vacina contra a covid-19. Na ocasião, ao ser questionado, Paes confirmou que diferentemente do carnaval de rua, cancelado na semana passada, os desfiles das escolas de samba estão mantidos no atual cenário da cidade em relação ao controle na explosão de casos da doença.

Reprodução

Não dá para ficar tratando do vírus com uma coisa que vai acontecer daqui a 50 dias. Se hoje nós permitimos, em ambientes restritos, que as pessoas se reúnam, celebrem, com passaporte de vacinação, temos que pensar como ficará hoje, esta semana. Esse deve ser o foco. Não quero mais ficar debatendo um evento daqui a 50 dias, quando eu tenho que tratar desta semana. A gente entende, pelas regras atuais, que eventos em que podemos ter controle, passaporte vacinal e eventualmente testagem, não têm problema nenhum de acontecer“, disse Paes.

Mangueira no Evento Teste Sambódromo no pré carnaval de 2020 – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O estado do Rio registrou, nas últimas 24 horas, 3.451 casos de Covid, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. A capital é responsável por 87,4% dos casos, com 3.016 ocorrências. O prefeito explicou que vai tomar decisões de acordo com o momento, os desfiles serão discutidos mais a diante. O inicio das manifestações culturais com desfile de blocos pelas ruas estava prevista para acontecer ainda em janeiro. Os desfiles das escola de samba estão agendados para começar a partir do dia 25 de Fevereiro. “Para o Carnaval da Sapucaí ainda faltam 50 dias. Não era o caso do carnaval de rua, que começaria agora final de janeiro, e por isso deveríamos tomar alguma posição. Esse é um ambiente que a gente não controla. Mas vamos preparando o evento, as escolas estão ensaiando, fazendo suas fantasias, alegorias“, finalizou.

Mais cedo, em entrevista ao “Bom Dia RJ“, da TV Globo, o governador Claudio Castro garantiu, segundo o cenário atual, a realização dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Segundo ele, o fato de parte dos integrantes do comitê científico avaliar que, com o avanço da Ômicron, não seja viável realizar os desfiles, isso não é uma opinião oficial.

Governador Claudio Castro – Reprodução

Algumas pessoas do conselho, opinaram. Não foi uma opinião oficial, não tem nem ata publicada. Nós entendemos que, por ser um conselho plural, alguns vão concordar e outros vão discordar. A posição oficial do governo estadual, hoje, é de que o carnaval de rua não vai acontecer e todos os outros carnavais, em que a gente consiga fazer o controle, inclusive o da Sapucaí, vão acontecer“, afirmou Castro.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp