Contratado para comandar o carro de som da Paraíso do Tuiuti no carnaval de 2024, Pixulé volta a cantar no Grupo Especial após dez anos. A ultima vez que cantou na elite das escolas de samba do Rio, foi defendendo o samba “Batuk” no Império da Tijuca.
Em sua carreira no mundo do samba, Pixulé ganhou destaque ao defender o Leão de Nova Iguaçu, no final da década de 90. De lá pra cá, ele cantou em escolas como Inocentes de Belford Roxo, Império Serrano, Unidos de Padre Miguel, Império da Tijuca e Cubango, entre outras. Em 2023 o cantor foi a voz da Unidos de Bangu, pela Série Ouro. Sobre a diferença entre os grupos, o artista conta que não se preocupa com a visibilidade maior que o Grupo Especial pode ofertar a sua carreira.
“Não me apego muito à visibilidade enquanto artista, porque tudo na nossa vida é passageiro. Estou cantando no série ouro há muitos anos, antes de chegar no especial. O Império da Tijuca subiu comigo em 2013 e já estou no carnaval faz anos. Esse tipo de coisa nunca subiu a minha cabeça e nunca irá subir. A simplicidade e a humildade fazem o homem, fora o caráter é claro“
Com experiência de três décadas no carnaval, Pixulé chega a escola do bairro de São Cristóvão para substituir Wander Pires, que assinou contrato com a Unidos do Viradouro, e vai cantar na escola de Niterói em 2024.
“Não existe pressão nenhuma em substituir meu amigo Wander. A única responsabilidade que tenho é de conduzir uma escola no Grupo Especial e pronto. Até porque intérpretes são todos iguais, só que cada um tem sua própria vertente. O Wander tem o estilo dele de cantar e o Pixulé tem a seu”
Os preparativos para a temporada de 2024 já começaram. Segundo o artista, a nova casa deu liberdade no trabalho. Segundo o cantor, ele já se sente em casa.
“Não tem mais descanso, pois já chegou a playlist dos sambas históricos da escola para aprender. Já em Abril tem evento na quadra, quando serei apresentado. A equipe do carro de som já está sendo montada para, juntos, mostrarmos um belo trabalho na avenida”.
“Sinto uma felicidade dentro de mim que não tem explicação. Estou muito feliz por que a comunidade do Tuiuti me abraçou. Tenho muito que agradecer a todo morro do Tuiuti, um quilombo do samba, por esse carinho comigo.Meu agradecimento em especial vai para o Presidente Thor, que me trouxe para escola confiando no meu trabalho. Tenham certeza que vamos ser felizes juntos. É muita habilidade meu povo!“, finaliza.
Fora do Rio de Janeiro, o intérprete também possui vasta experiência. Desde 2018, Pixulé é o cantor oficial da Barroca Zona Sul, em São Paulo, além de já ter passado por escolas de Uruguaiana-RS, Porto Alegre-RS e Guaratinguetá-SP.