RJ – Por se tratar de evento fechado, passaporte de vacina vira alternativa para realização dos Desfiles das Escolas de Samba

Após cancelamento da festa de réveillon na praia de Copacabana, por parte da Prefeitura do Rio, todas as atenções se voltam para a realização dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2022. Com metade dos ingressos para as arquibancadas da Sapucaí vendida, frisas e camarotes esgotados, o  avanço da Ômicron, variante do coronavírus, tem preocupado os organizadores da festa.

Jorge Perlingeiro – Foto: Cleomir Tavares/Diario do Rio

Em declaração dada ao Jornal Extra, na manha desta segunda feira (06/12), Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escola de Samba (Liesa) adiantou que existe alternativa para uma nova medida sanitária nas noites de desfile: todos que quiserem assistir ou participar do espetáculo precisarão mostrar o passaporte vacinal, e o uso obrigatório de máscaras.

Viviane Medina| Riotur

Para conseguir verificar a imunização das pessoas que assistem e participam dos desfiles,  a Liesa pretende empregar o mesmo sistema utilizado no Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, realizado no mês passado. Na ocasião, os participantes precisaram se cadastrar em uma plataforma específica.

É um evento fechado e particular. Todos que entrarem na Sapucaí vão estar vacinados. Isso vale, inclusive, para os componentes. Ao pegarem as fantasias, eles terão que mostrar seu atestado de vacinação, se não, não vão desfilar. Estamos pedindo que essa medida também seja tomada nas quadras em todos os ensaios até o carnaval. Com isso, a gente quer dar tranquilidade aos que vão participar do espetáculo, assim como colaborar com aqueles que lá estarão para garantir a sua segurança” — afirmou Jorge Perlingeiro.

Agência Brasil

Durante uma entrevista coletiva realizada, no ultimo sábado (04/12),  o prefeito Eduardo Paes justificou o cancelamento da festa de réveillon como uma decisão técnica baseada num parecer do comitê científico estadual. Ele adiantou ter sido surpreendido pelo entendimento do comitê do Estado, que teve decisão contrária ao entendimento do Município. Sobre o carnaval, o Prefeito continua incentivando as agremiações nos preparativos da festa.

A pandemia está aí, ela não acabou. Mas, está muito cedo para tomar qualquer decisão. Por enquanto, escolas de samba, planejem seu carnaval, continuem se organizando! Se Deus quiser, vamos ter a festa. Tomara que não precise cancelar o carnaval, pela importância da cultura e da atividade econômica“, afirmou Paes no sábado.

Blocos de Rua

Bloco da Anitta em 2020 – Foto: Fernando Maia | Riotur

Em Outubro deste ano, a Prefeitura, por meio da Riotur, informou que recebeu 620 pedidos de desfile para 506 blocos de rua no Carnaval 2022. Para estes blocos inscritos nos cortejos de rua, a Riotur mantém a previsão de, até o fim deste mês, divulgar a lista final dos autorizados a se apresentar.

Desfiles da Estrada Intendente Magalhães

Para os desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba do Carnaval da Estrada Intendente Magalhães, a Prefeitura aguarda a decisão sobre grandes eventos abertos ao publico. Em Outubro ultimo, a empresa Backstage Rio Empreendimentos e Produções Artísticas e Culturais Ltda foi declarada habilitada pela Riotur para a organização da festa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp