A Portela abriu a sua quadra, na noite deste Domingo (16/07), para apresentar os sambas inscritos na seleção que vai escolher o hino da escola para o Carnaval de 2024. Foram 21 inscrições para as apresentações de hoje, compostas de 2 passadas; uma sem bateria e outra com bateria.
O samba vencedor será o hino da Portela para o Carnaval de 2024. A escola irá desfilar na Marquês de Sapucaí com o enredo “Um Defeito de Cor“, baseado na da escritora Ana Maria Gonçalves.
A história do enredo vai se desenvolver na avenida por meio de uma carta sonhada pelos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, na qual o baiano Luís Gama, advogado, abolicionista, orador, jornalista, escritor e o patrono da abolição da escravidão do Brasil, se dirige a sua mãe Kehinde, chamada no Brasil de Luísa Mahin, de quem foi separado ainda criança. Nascido de mãe negra ex-escrava livre e pai branco, Gama foi vendido como escravo aos dez anos, pelo próprio pai, que estava com dívidas acumuladas. Na carta, Gama valoriza o legado que a mãe deixou, relatado no livro.