Detentora de 22 campeonatos no carnaval carioca, a Portela abriu o terceiro final de semana de ensaios técnicos do Grupo Especial, neste domingo, 28 de fevereiro de 2024.
A “A Majestade do Samba“ levou as comunidades de Oswaldo Cruz e Madureira, à Sapucaí, no treino para seu próximo desfile, visando superar a décima colocação no último carnaval.
Em 2024, a tradicional azul e branca da zona norte do Rio, tem como enredo “Um Defeito de Cor”, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga. O tema, baseado na obra homônima da autora Ana Maria Gonçalves, refaz os caminhos imaginados da história da mãe preta, Luisa Mahim.
A Comissão de Frente abriu o ensaio da águia de Madureira emocionando em coreografias pertinentes à proposta do enredo. O grupo teve o comando de Leo Senna e Kelly Siqueira. A dupla quebrou o jejum de notas máximas, necessárias para gabaritar o quesito, no último carnaval da Portela. Feito que a escola não alcançava desde o carnaval de 2001.
A porta-bandeira Squel Jorgea chegou à Portela neste ano para fazer par com Marlon Lamar na condução do primeiro pavilhão da agremiação. A dupla mostrou entrosamento para superar os décimos perdidos no carnaval passado.
O cortejo azul e branco foi embalado pela voz marcante do intérprete Gilsinho, ao som do samba-enredo composto por Rafael Gigante, Vinícius Ferreira, Wanderley Monteiro, Bira, Jefferson Oliveira, Hélio Porto e André do Posto 7.
O time de Musas Portelense foi representado por Amanda Oliveira, Vick Campos, Alice Alves, Shayene Cesário e Wenny Isa.
Um dos trunfos da Portela para a disputa do título, a bateria “Tabajara do Samba” do experiente Mestre Nilo Sérgio deu show de cadência durante a passagem pela avenida.
Completando sete carnavais brilhando à frente dos ritmistas da Portela, Bianca Monteiro se destacou pela beleza e samba no pé. Prometendo emoção e superação, a Portela será a segunda escola a desfilar pelo Grupo Especial, na Segunda Feira de carnaval, dia 12 de Fevereiro de 2024.
Fotos Sad Coxa e Vitor Mello