A azul e branco de Madureira, nesse domingo dará o pontapé inicial em seu festival de samba enredo, para a escolha do samba que irá embalar seu próximo desfile com o enredo “Igi Osè Baobá”, sobre os baobás, as gigantescas árvores originárias da África, enredo este que será desenvolvido pelo casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage, que vão para o segundo desfile na agremiação cujo símbolo é a águia.
O evento está programado para iniciar às 16:30h, com uma apresentação presencial apenas para os membros da diretoria da portela e compositores das obras inscritas. Como o evento não contará presencialmente com público e nem haverá venda de ingressos, será transmitido ao vivo pelos canais PortelaTV e FitAmarela, ambos no YouTube.
Vinte sambas foram inscritos para serem a trilha sonora da escola em seu próximo desfile e já nesse domingo três parcerias deixarão a disputa, sendo desclassificadas.
A diretoria da Portela para a realização dessa live promete obedecer a todos os protocolos sanitários de segurança, frente ao atual momento de pandemia pelo qual passamos, com disponibilização de medidor de temperatura, dispensers de álcool em gel a 70% e tapetes sanitizantes, com o uso de máscaras sendo obrigatório.
No grupo principal das escolas de samba do Rio de Janeiro a Portela alcançou um total de 22 campeonatos, sendo que o primeiro foi alcançado no carnaval de 1935 e o último no recente carnaval de 2017.
No carnaval de 2020 a escola realizou um belíssimo desfile, mas ficou apenas com a sétima colocação, quando apresentou o enredo “Guajupiá, Terra Sem Males” na estreia do casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage na agremiação.