Encerrando a noite de ensaios técnicos da Série Ouro, deste sábado, dia 28 de janeiro de 2023, a Unidos do Porto da Pedra convocou sua comunidade de São Gonçalo, segundo município mais populoso do estado do Rio de Janeiro, para testar o canto e evolução da escola.
Atual vice-campeã da Série Ouro, a Porto da Pedra vai tentar o título da segunda divisão do carnaval carioca com o enredo “A Invenção da Amazônia”, tema baseado no livro A jangada: 800 léguas pelo Amazonas: 1295, de Júlio Verne, o pai da ficção científica, que escreveu o romance que se passa no majestoso e fascinante rio Amazonas.
O enredo é desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes, que está de volta à escola, após trabalhar na agremiação entre os anos de 1995 e 1998. Na época, ele conquistou o histórico quinto lugar no Grupo Especial, no carnaval de 1997. Até hoje o melhor resultado da escola desde a sua fundação, em 1978.
A Vermelha e Branca Gonçalense iniciou seu ensaio com a apresentação da comissão de Frente comandada por Paulo Pinna. No ano passado, o trabalho do coreógrafo recebeu todas as notas máximas dos julgadores da Série Ouro.
Dançando juntos pela primeira vez, Rodrigo França e Laryssa Victória formam o 1° casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira do Tigre de São Gonçalo. Rodrigo defende o pavilhão desde o carnaval de 2018, Laryssa, estreia na escola fazendo jornada dupla, defendendo o pavilhão da Porto da Pedra e como segunda porta-bandeira da Imperatriz Leopoldinense. O casal trabalha para repetir todas as 4 notas máximas obtidas pelo quesito no último carnaval.
Vindo de excelentes notas em 2022, a bateria tem o comando do experiente Mestre Pablo, em seu sexto carnaval consecutivo à frente dos ritmistas da Ritmo Feroz. A paulistana Tati Minerato brilhou no posto de Rainha da Bateria.
Nego, um dos maiores intérpretes do Carnaval carioca, conduziu de forma brilhante o excelente samba enredo assinado por Vadinho, Zé Alex, Robinho Porto, Karina Porto, Rejane França, Claudinha Sing, Pedro Dentinho, Arnaldo Bigode, Celinho, Baiano, Marcão e Fábio LS
Tentando uma vaga no Grupo Especial, onde esteve pela última vez em 2012, a Unidos do Porto da Pedra, será a quinta escola a se apresentar no segundo dia de desfiles da Série Ouro, sábado de carnaval, 18 de Fevereiro de 2023