RJ – #RaioX2021 Waldir Tavares analisa: Paraíso do Tuiuti dependerá da regularidade do seu novo carnavalesco

Dando prosseguimento com o nosso Raio X das escolas do Grupo Especial Carioca, hoje vamos falar da 11º colocada em 2020, a Paraíso do Tuiuti.

Logo após o ultimo carnaval, a azul e amarelo anunciou mudança no quesito BATERIA. A escola dispensou mestre Ricardinho que esteve a frente da SuperSom entre 2014 e 2020, e trouxe o experiente Mestre Marcão que não comanda uma bateria no Especial do Rio desde 2018, onde esteve na Furiosa do Acadêmicos do Salgueiro. De 2015 até seu ultimo ano no Rio, Marcão garantiu 30 pontos em todos eles, inclusive gabaritando em 2016. Este ano, ele deu expediente no Carnaval Paulistano, comandando os ritmistas da Camisa Verde e Branco, não trouxemos a avaliação deste desfile, pois são critérios distintos.

Marcão no comando da bateria do Salgueiro no Carnaval de 2016 – Gabriel Santos/Riotur

Ainda no campo musical, a agremiação dispensou Nino do Milênio e mantém indefinida a permanência ou não de Celsinho Mody no comando do carro de som. Júnior Schall foi confirmado na direção de carnaval e harmonia. Junior vai para seu segundo ano na Paraíso do Tuiuti. No ultimo carnaval perdeu 0,3 em HARMONIA e também 0,3 em EVOLUÇÃO, sem notas máximas nos dois quesitos. Schall esteve na Portela em 2019 e na ocasião obteve 5 notas máximas entre os 8 julgadores nestes dois quesitos. Tudo leva a crer que o experiente diretor estuda mudanças para conseguir notas melhores em 2021.

Foto Divulgação

No próximo carnaval, Marlon Flores e Danielle Nascimento vão para o quarto ano na escola do Tuiuti. Em 2018, ano de estreia, foram contemplados com 10 de todas as cabines de julgadores, ajudando no histórico vice campeonato daquele ano. No ano seguinte, 2019, receberam apenas um 10, perdendo 3 décimos no geral sem os descartes. No ultimo carnaval alcançaram, com os descartes da maior e menor nota, o total de 29,9 pontos. Com isso, são dois anos seguidos que o Paraíso do Tuiuti não gabarita no quesito MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA.

Marlon Flores e Danielle Nascimento. Foto Leo Cordeiro

Para a COMISSÃO DE FRENTE, assim como na Imperatriz, a escola azul e amarelo não confirmou o nome que substituirá o coreografo Marcio Moura, que se desligou da agremiação para comandar a comissão de frente da Vila Isabel no próximo carnaval. O quesito foi um dos calcanhares de aquiles da escola no ultimo ano. Independente do nome a ser anunciado, o mesmo terá o desafio de superar as cinco notas 9,8 recebidas no carnaval 2020.

Comissão de Frente da Paraíso do Tuiuti 2020
Foto: Wigder Frota

Adepta na encomenda de SAMBA ENREDO, desde 2017 no Grupo Especial, a Paraíso do Tuiuti obteve todas notas máximas em 2018 (Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?) e 2019 (O Salvador da Pátria), porem perdeu 4 preciosos décimos no geral em 2020. O samba encomendado O Santo e o Rei: Encantarias de Sebastião recebeu apenas uma nota 10 e teve um 9,7 como menor nota.

A grande surpresa no mercado de contratações para o próximo ano foi o retorno do carnavalesco Paulo Barros ao Paraíso do Tuiuti. É bom lembrar que após o belo trabalho em 2003 pela escola (Tuiuti Desfila o Brasil Em Telas de Portinari), que ele foi “descoberto” e contratado pela Unidos da Tijuca, onde no carnaval de 2004, o enredo O Sonho da Criação e a Criação do Sonho: A Arte da Ciência No Tempo do Impossível, que teve a inesquecível alegoria do DNA, alcançou o vice campeonato.

Apos 18 anos, Paulo Barros retorna ao Paraíso do Tuiuti

Analisando os resultados dos seus seis últimos carnavais no quesito ENREDO, Paulo Barros, em apenas três ocasiões conseguiu o mínimo dos 30 pontos dos julgadores (Com descartes). O que mostra irregularidade no quesito.

Em 2015 na Mocidade (Se o Mundo Fosse Acabar, Me Diz o Que Você Faria Se Só Te Restasse um Dia?), conseguiu os 30 pontos e recebeu uma nota baixa (9,8), que foi descartada. Obteve o total de 29,9 em 2016 na Portela (No Voo da Águia, uma Viagem Sem Fim…). Em 2017 foi campeão pela Águia de madureira (Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar ao Ver Esse Rio Passar…) com nota máxima em todos os julgadores de enredo. No carnaval da Vila Isabel em 2018 (Corra que o Futuro Vem Aí!) não foi bem neste quesito, teve uma unica nota dez em 4 julgadores. Se redimiu em 2019, onde na Viradouro (Viraviradouro!) voltou a gabaritar o quesito. No ano passado, pela Unidos da Tijuca (Onde moram os sonhos) consegue um total de 29,9 com os dois descartes.

No quesito FANTASIA o carnavalesco também mostra irregularidade. Em 2016, 2017 e 2019 foram anos onde, com méritos, gabaritou ou conseguiu os 30 pontos necessários no quesito. O carnavalesco escorregou em 2015 conseguindo apenas uma nota 10 pela Mocidade. O controverso e polemico conjunto de fantasias da Vila Isabel em 2018 não recebeu nota 10 dos 4 julgadores daquele carnaval. No ultimo ano, as fantasias da Unidos da Tijuca somaram o total de 29,7 no geral com descartes da maior e menor nota.

ALEGORIAS E ADEREÇOS é o quesito que Paulo Barros mostra maior regularidade, porem no ultimo carnaval, mesmo com 10 recebido de umas das cabines, o carnavalesco perdeu 4 décimos, fazendo a Tijuca alcançar 29,6 no total do quesito, com os descartes. Nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2019 obteve os 30 pontos garantidos, gabaritando na fase Portelense. 2018 mesmo com carnaval da Vila Isabel sendo alvo de criticas, o carnavalesco conseguiu 29,9 neste quesito. O que mostra que os julgadores do carnaval carioca gostam das alegorias vivas de Paulo Barros, isso independente da agremiação que ele estiver.

No geral, o Paraíso do Tuiuti tem um bom elenco, mas dependerá muito da regularidade do seu carnavalesco. Quesitos como evolução e harmonia dependem da qualidade do samba, que por sinal vai depender da qualidade do enredo que o mago Paulo Barros irá propor para o carnaval 2021.

Por Waldir Tavares
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp