Mais um Raio X no elenco das Escolas de Samba do Grupo Especial/RJ para 2021.
Hoje analisaremos o elenco da atual sétima colocada, a GRES Portela
No ultimo carnaval a Águia ficou fora do Desfile das Campeãs, o que não ocorria desde 2013. O fato deixou frustados seus milhares de torcedores, que sonham em voltar a figurar entre as seis melhores no próximo carnaval.
Em 2021 a BATERIA “Tabajara do Samba” continuará sob o comando de Mestre Nilo Sérgio que está na escola desde 2006. O quesito vai muito bem nos últimos anos. Com exceção de 2019 onde só recebeu uma nota 10, a Portela garantiu notas máximas nos últimos cinco anos (30 pontos com descartes), inclusive gabaritando o quesito em 2020. Prata da casa, Bianca Monteiro continua somando no cargo de Rainha de Bateria.
No comando do carro de som, o interprete Gilsinho vai para seu sexto ano consecutivo na escola. O interprete é querido na agremiação e possui dois estandartes de ouro na carreira.
SAMBA ENREDO é o quesito que vem honrando a histórica safra de grandes obras da Portela. Nos últimos cinco carnavais, a azul e branca recebeu todas notas máximas nos sambas “No voo da águia, uma viagem sem fim…” (2016), “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma sabiá” (2019) e “Guajupiá, Terra sem males” (2020), alcançando 30 pontos com o samba do campeonato em 2017, “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar?” e apenas não foi bem com “De repente de lá pra cá e “dirrepente” daqui para lá” de 2018, que recebeu dois 10, um 9,8 e um 9,9.
Se a máxima “Em time que está ganhando não se mexe” for levada em conta, a Portela manterá a fórmula de ter comissões nas diretorias de Carnaval e Harmonia. Inclusive renovando com todo time.
Cuidando diretamente do Projeto para 2021, tudo leva a crer que o Presidente Luis Carlos Magalhães manterá Claudinho Portela, Jr. Scafura e Higor Machado na direção geral de carnaval e Chope, Sérvolo Jorge, Jorge Barbosa, Marcio Emerson, Nilce Fran, Valter Moura, Leonardo Brandão cuidando exclusivamente da HARMONIA e EVOLUÇÃO portelense.
O time fortíssimo ou grande parte dele vem garantindo notas máximas nos dois quesitos por pelo menos cinco carnavais.
EVOLUÇÃO de 2019 (29,9) e HARMONIA de 2020 (29,9) foram as únicas vezes que os quesitos citados não foram nota máxima ou pelo menos 30 pontos desde o carnaval de 2016. Grande feito dos profissionais da Águia de Madureira!
COMISSÃO DE FRENTE é o grande problema da Portela. A escola não gabarita o quesito desde 2001. As ultimas notas 10 foram as duas únicas no carnaval de 2017 (teve outros dois 9,9). Este talvez seja o maior recorde negativo entre as grande escolas do Rio de Janeiro.
No comando da comissão, a Portela já teve nomes como Jeronimo da Portela, Jorge Teixeira, Márcio Moura, Ghislaine Cavalcanti, Sergio Lobato e no ultimo carnaval Carlinhos de Jesus. Para 2021 mais uma troca, sai Carlinhos e chega o estreante Manoel Francisco.
Coreógrafo e ator, Manoel possui quase 40 anos de carreira em palcos do Brasil e do mundo. O artista, que hoje é chefe da divisão de dança do Teatro Municipal do Rio, entrou para o balé do Municipal/RJ em 1985, aos 17 anos. Sendo promovido a primeiro solista em 1986. Sua carreira internacional teve início aos 20 anos, quando foi contratado pelo Basel Ballet, na Suíça. Possui experiencia em turnês pela França, Suíça, Itália, Holanda e Áustria.
Francisco tem bagagem, resta a esperança que a arriscada aposta em um estreante tenha sido a melhor decisão por parte da diretoria azul e branca.
Marlon Lamar e Lucinha Nobre foram renovados para 2021. Experientes, estão juntos na agremiação desde 2017 quando receberam todas notas máximas. Garantiram 30 pontos em 2018 e voltaram gabaritar 2019.
No ultimo carnaval o casal não foi bem, sofreram com as notas recebidas. Os julgadores avaliaram a performance com triplo 9,9 e duplo 9,8. Após leitura das justificativas, se entende que algumas “novidades” não foram bem aceitas por quem julga.
Fazendo o que sabem, o histórico da dupla mostra que na Portela o quesito possui dois excelentes nomes no comando. Renovação mais do que acertada.
Nos quesitos plásticos, Renato e Márcia Lage também renovaram com a Portela. O casal é bastante respeitado e juntos possuem três vice campeonatos pelo Acadêmicos do Salgueiro. Renato sem a esposa é Treta Campeão do Grupo Especial/RJ, onde não vence desde desde 2009, quando fez “Tambor” na vermelho e branca da Tijuca.
No quesito ENREDO, o casal vinha de dois péssimos resultados no Acadêmicos do Grande Rio, onde “Vai Para o Trono ou Não Vai?”(2018) e “Quem Nunca…? Que Atire a Primeira Pedra”(2019) não receberam nenhuma nota 10. No ultimo carnaval, já na Portela, se redimiram com notas máximas dos cinco julgadores com “Guajupiá, Terra sem males”.
Os Lage vem devendo boas notas em FANTASIAS. Não gabaritam o quesito desde 2015 com os figurinos do enredo “Do Fundo do Quintal, Saberes e Sabores na Sapucaí“,no Salgueiro.
ALEGORIAS e ADEREÇOS garantiram os 30 pontos em 2020, mantendo a boa performance de 2019, onde receberam nota máxima de todos os julgadores.
É um time fortíssimo que tentará levar mais um troféu a galeria da maior campeã do carnaval carioca.
No ultimo carnaval a Portela errou de forma primária em quesitos onde tem força, mas isso já passou. Em 2021 os dados provam a força da Águia de Madureira, porém na Comissão de Frente ainda paira a desconfiança e o fantasma de não pontuar no quesito há quase 20 anos.
Por Waldir Tavares