RJ – Ramos em festa! Imperatriz Leopoldinense é a grande campeã do carnaval carioca

Após leitura das notas, na tarde desta quarta-Feira de cinzas (22), na cidade do samba, a Imperatriz Leopoldinense foi aclamada a grande campeã do carnaval de 2023. Com o resultado, a escola conquistou seu nono título no grupo de elite do carnaval carioca.

Décima colocada no último carnaval, a escola da Zona da Leopoldina foi a quarta escola a desfilar na ultima noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Após o rebaixamento sofrido em 2019, a Rainha de Ramos fez seu segundo desfile consecutivo no principal grupo do carnaval carioca.

Após o rebaixamento sofrido em 2019, a Rainha de Ramos vai para seu segundo desfile consecutivo no principal grupo do carnaval carioca, onde conquistou oito títulos.

Sob a ótica do carnavalesco Leandro Vieira, o enredo campeão foi inspirado nos cordéis nordestinos que contam histórias sobre a chegada de Virgulino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião, ao céu e ao inferno.

A vitória veio após 22 anos depois da última conquista. Leandro Vieira, conquista seu terceiro campeonato no Grupo Especial.

Classificação final

  1. Imperatriz Leopoldinense: 269,8 – Desfile das Campeãs
  2. Unidos do Viradouro: 269,7 – Desfile das Campeãs
Presidente de honra da Viradouro – Marcelo Calil Petrus
Rodrigo e Priscila -Coreógrafos da Viradouro
  1. Unidos de Vila Isabel: 269,3 – Desfile das Campeãs
Joao Guimaraes – Presidente da Unidos de Vila Isabel
  1. Beija-Flor de Nilópolis: 269,2 – Desfile das Campeãs
Gabriel David – Beija Flor
  1. Estação Primeira de Mangueira: 269,1 – Desfile das Campeãs
Annik Salmon – Carnavalesca Mangueira
  1. Acadêmicos do Grande Rio: 268,6 – Desfile das Campeãs
Tiago Monteiro – Diretor de carnaval da Grande Rio
  1. Acadêmicos do Salgueiro: 268,5
  2. Paraíso do Tuiuti: 268,3
  3. Unidos da Tijuca: 268,2
  4. Portela: 267,7
  5. Mocidade Independente de Padre Miguel: 266,6
  6. Império Serrano: 265,6 – Rebaixada

Curiosidades da Apuração

Este ano houve uma alteração no regulamento. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) reduziu o número de jurados. Agora, foram  quatro notas para os mesmos nove quesitos, com descartes menor delas.

  • O enredo “Delírios de um Paraiso Vermelho, do Salgueiro, não levou nenhum 10. No pré carnaval o tema foi apontado como confuso pela mídia especializada. Somente Mangueira, Imperatriz e Viradouro conseguiram 30 pontos no quesito Enredo
  • O samba enredo do Acadêmicos do Salgueiro não recebeu 10 em nenhum modulo de julgamento, confirmando enquetes no pré carnaval. A Mocidade foi a outra agremiação que não recebeu nota 10 neste quesito. Mangueira e Beija-Flor foram as únicas que conquistam 4 notas 10 no quesito.
  • Somente Beija-Flor, Salgueiro, Viradouro e Tijuca levam notas 10 em Comissão de Frente. Império, Grande Rio, Mocidade e Mangueira derraparam no quesito, as três não conquistaram nenhuma nota 10 em Comissão de Frente
  • Com Cintya Santos e Matheus Olivério, casal da Mangueira, receberam 3 notas 9,9 e apenas 1 nota 10. O Casal da vila que trocou de roupa na frente dos julgadores, recebeu duplo 9,9. Sidclei e Marcella Alves, casal do Salgueiro, foram os únicos a conquistar 4 notas 10 no quesito. Com descartes, Imperatriz, Viradouro, Grande Rio e Mocidade garantiram os 30 pontos no quesito MS & PB.
  • Império serrano escapava do rebaixamento faltando 2 quesitos para o fim da apuração, mas notas do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira derrubam escola de Madureira, que retorna a Série Ouro em 2024. Casal do Império teve o pior desempenho do grupo.
  • Problema com peruca caindo durante apresentação do casal da Portela não afetou tanto o quesito, que recebeu duas notas máximas nas duas primeiras cabines.
  • Pela primeira vez, em 15 anos, o Acadêmicos Salgueiro fica fora do desfile das campeãs.
  • O carnavalesco Leandro Vieira já desenvolveu dez desfiles, nos 2 grupos, ganhou cinco.
  • Unidos da Tijuca e Unidos do Viradouro foram as únicas escolas que não conquistaram os 30 pontos no Quesito Bateria
  • Salgueiro foi a única escola a conquistar 4 notas 10 em Harmonia
  • Somente Imperatriz e Viradouro receberam as 4 notas máximas em Alegorias
  • Vila Isabel, Viradouro e Mangueira, as únicas escolas que gabaritaram com 4 notas 10 em Fantasias. Em contraponto, Tuiuti, Mocidade e Império não conseguem nenhuma nota 10 em Fantasias.
  • Quesito decisivo nos últimos anos, em Evolução apenas Mangueira, Beija-Flor e Viradouro foram avaliadas com todas notas máximas nas quatro cabines de jurados.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp