Fazendo um alerta em defesa da Amazônia e em particular aos Yanomamis, o Acadêmicos do Salgueiro encerrou os ensaios técnicos do Grupo Especial deste Domingo, dia 21 de janeiro de 2024.
Presidida por André Vaz, a voz cortejo vermelho e branco ecoou alto na Sapucaí com Hutukara, enredo baseado no livro A Queda do Céu, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami, para mostrar “ que antes do Brasil ser império e existir a coroa, já existia o cocar”. O enredo é desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, que tem o desafio de colocar o Salgueiro de volta nos desfiles das campeãs.
O ensaio que visa o décimo título na galeria da escola, teve como show de abertura a comissão de Frente de Patrick Carvalho. O coreógrafo vai para o terceiro trabalho consecutivo na academia. No ano passado o grupo foi contemplado com todas as notas máximas.
Outro trunfo da vermelha e branca tijucana é o 1° casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Sidclei Santos e Marcella Alves. Nota máxima no ano passado, o casal vai completar uma década defendendo o pavilhão salgueirense.
Cantando em homenagem ao seu parceiro Quinho, falecido recentemente, o intérprete Emerson Dias, deu o tom do ensaio sob versos do belo samba enredo de autoria dos craques Pedrinho Da Flor, Marcelo Motta, Arlindinho Cruz, Renato Galante, Dudu Nobre, Leonardo Gallo, Ramon Via 13 e Ralf Ribeiro.
O time de beldades do Salgueiro merece destaque: Fernanda Figueiredo, Rafaela Santos, MC Rebecca, Ana Flávia Barcelos, Cacau Protásio, Bianca Salgueiro e Tati Barbieri fizeram bonito na avenida.
Carlinhos do Salgueiro e a ala Maculelê levaram um pouco da bela apresentação que o grupo promete para o desfile oficial. O coreógrafo também é responsável pela sensacional ala de passistas salgueirenses, que este ano tem Patrícia Miranda e Danilo Vieira como Rainha e Rei.
Mestre Guilherme e Mestre Gustavo deram o ritmo com a Bateria Furiosa, uma das melhores do carnaval carioca. A dupla abusou das bossas e paradinhas eletrizantes, buscando manter as notas máximas obtidas nos últimos carnavais.
A Rainha de Bateria Viviane Araújo, indo para seu décimo sexto ano no posto, mostrou porque é uma das presenças mais esperadas da Marquês de Sapucaí. A atriz foi ovacionada pelo público presente.
O Acadêmicos do Salgueiro será a terceira escola a desfilar no Domingo de Carnaval, dia 11 de Fevereiro, transformando a Sapucaí em mais um palco na defesa rigorosa de todas as populações originárias.
FotoS: Alexandre Vidal