O Salgueiro fechou o ensaio técnico deste Domingo (27/03) com o nível bem alto. Apesar de problemas com harmonia e evolução, a escola passou com um grande número de componentes e muito animada. Alex de Souza, carnavalesco da escola, traduziu um pouco do sentimento do salgueirense, dizendo que já no ensaio técnico a expectativa era alta. O artista vibra pelo sucesso da escola, também no desfile principal. “É muito trabalho e um trabalho que se estendeu por quase dois anos. Eu acho o tema maravilhoso nesse enredo que foi desenvolvido pelo Departamento Cultural em parceria com a Doutora Helena Theodoro. Estou muito confiante na escola e na sua tradição” – Argumentou o artista. Alex também destacou o fato de que ao menos 8 das 12 escolas do Grupo Especial trarão uma temática relacionada com a negritude, o que é um fato insólito.
Marcela Gil, coreógrafa do Casal de Mestre-sala e Porta-Bandeira do Acadêmicos do Salgueiro, em entrevista ao CN1, disse que o primeiro casal da escola Sidcley e Marcella Alves, preparam uma surpresa tão logo iniciada a sua apresentação no desfile oficial da escola, dia 22/04. A despeito desta surpresa o casal trará uma dança e uma indumentária tradicionais. Antes de entrar na avenida para fechar os ensaios técnicos do ultimo Domingo (23/03), a dupla fez um pacto de confiança emocionante.
Abrindo o ensaio, a Comissão de Frente foi ovacionada pelo setor 1. Para Patrick Carvalho um adjetivo que resumiria a sua equipe é “heroísmo“. Em razão de ter junto a si um elenco negro, o artista disse que a mensagem que passa aos seus bailarinos é: “Vamos dançar falando da gente. Nossa dança refletirá a nossa essência“. O coreógrafo também fez menção aos dois anos de pandemia e exaltou a força do seu time. Segundo ele, a Comissão trará uma coreografia que dialoga com um elemento cenográfico.
A atriz Dandara Mariana ressaltou a pertinência do enredo. A atriz, nascida criada na Tijuca, destacou que esse gosto do Salgueiro por enredos afro a agrada muito “Salgueiro levanta temas que devem ser discutidos. Eu acho que Carnaval é isso. Carnaval também serve para ser denúncia” – Relatou a moça, que virá como musa da agremiação tijucana.
Estreando no time de musas da academia, Rafaella Santos, irmã de Neymar completou o time time de beldades formado por Edclea Scafura, Bianca Salgueiro, Fernanda Figueiredo e Dandara Mariana.
Carlinhos do Salgueiro, ícone salgueirense, contou-nos, com exclusividade, alguns detalhes de sua apresentação e da ala de passistas: “Teremos uma bossa chamada ‘batuque’, que bateria fez numa referência a nós, como presente. Outra surpresa que traremos na nossa ala é uma referência aos africanos. E num terceiro momento, a ala se transformará num grande baile funk, onde homenagearemos a dançarina Lacraia“. A Dançarina, que fez sucesso no início dos anos 2000, faleceu em 2011. A cantora Tati Quebra Barraco também se fez presente para fazer coro com a comunidade do morro do salgueiro na luta pela Resistencia Preta. A ex Fazenda, reality da Rede Record de Televisão, vai desfilar na escola no setor que representa a resistência do funk, no enredo que a vermelho e branco vai levar para a avenida no próximo mês.