O Acadêmicos do Salgueiro encerrou seus ensaios do ano com um evento especial no Morro do Salgueiro, na noite da última quarta-feira (20). A comunidade se reuniu na quadra do Raízes para cantar o samba-enredo “Hutukara“, que conta a história dos povos indígenas Yanomami.
O ensaio contou com a participação de integrantes de todas as alas da escola, incluindo a bateria Furiosa, os passistas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os componentes interpretaram o samba-enredo com muita energia e entusiasmo, embalados pela torcida da comunidade.
Este será o ultimo ensaio de comunidade do ano de 2023. O próximo encontros com a comunidade Salgueirense será na quinta-feira, dia 4/01, na Rua Maxwell.
Em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo Yanomami com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami“. O enredo é baseado no livro “A Queda do Céu“, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami. O Salgueiro é a terceira escola a desfilar no domingo, dia 11/02.