O Sesc Madureira recebeu, neste sábado (23/09), a exposição Cartografias de Augusta. A mostra apresenta o acervo e o legado artístico de Maria Augusta Rodrigues, como carnavalesca, analista de televisão e professora de Artes aposentada da EBA-UFRJ.
Personalidades do mundo do samba foram prestigiar o primeiro dia do evento, que vai até o dia 10 de dezembro. A porta-bandeira Selminha Sorriso, o coreógrafo Handerson Big, os carnavalesco Jorge Silveira, Alex de Souza, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, e o jornalista Leonardo Bruno, foram alguns dos diversos grandes nomes que compareceram a abertura da exposição que contou com participação da bateria do Império Serrano, comandada por Mestre Vitinho.
Também estiveram presentes, membros do Estandarte de Ouro, Haroldo Costa, Felipe Ferreira, o coordenador do jornal O Globo, Marcelo de Mello, o Professor da Escola de Belas Artes Madson Oliveira, o Babalorisa’ Marcio de Jagun, e os membros da Liesa, Claudio Vieira e Erich Straher.
A exposição, que presta uma homenagem ao itinerário da artista e a sua dedicação à maior festa popular do país, tem a curadoria do artista e carnavalesco Eduardo Gonçalves e Leonardo Antan, integrante do Coletivo Carnavalize.
Com classificação livre e entrada gratuita, a mostra conta com desenhos, documentos, projetos e registros das produções da artista ao longo de sua carreira, além registros fotográficos selecionados dentre mais de centenas de itens que constituem o seu acervo pessoal.
Demonstrando como o trabalho de Augusta ainda ressoa nas produções contemporâneas do carnaval, obras de outros artistas do carnaval também compõem a exposição, entre eles: Alex de Souza, Carila Matzenbacher, Jorge Silveira, Julia Gonçalves, Mulambo, Andre Vargas, Felippe Moraes, Andrea Vieira e Penha Lima.