RJ – Sapucaí recebe mais seis escolas de samba em mais um fim de semana com ensaios técnicos

Na preparação dos desfiles oficiais de 2023, Sambódromo do Rio de Janeiro se prepara para receber mais seis escolas de samba no terceiro fim de semana com ensaios técnicos.

Sábado (28/01) desfilam os cortejos de quatro agremiações da Série Ouro, e no Domingo (29/01) será a vez de mais duas do Grupo Especial.

Sábado -28 de Fevereiro

19h30 – UNIÃO DE JACARÉPAGUÁ

A União de Jacarepaguá abre a noite de amanhã. Sem desfilar na Série A, atual Série Ouro, desde 2014, a verde e branca do Campinho, bairro da Zona Norte do Rio, retorna aos desfiles na Marquês de Sapucaí, em 2023.

Para permanecer no grupo, a escola optou por contar a história de dois líderes revolucionários que comandaram a rebelião de escravizados, em Paty do Alferes, no Vale do Paraíba, em 1838. Considerada uma das maiores fugas de escravos da região fluminense. Manoel Congo, Mariana Crioula – Heróis da Liberdade no Vale do Café“, é de autoria dos carnavalescos Lucas Lopes e Rodrigo Meiners.

20H30 – ACADÊMICOS DE VIGÁRIO GERAL

Segunda escola nos ensaios de sábado, em 2023 a Vigário Geral vai apresentar um enredo leve e inocente, após dois carnavais com críticas sociais. Desenvolvido pelos trio de carnavalescos Alexandre Costa, Lino Salles e Marcus do Val, a fábula infantil “A Fantástica Fábrica da Alegria”, narra a vida de um menino criado na comunidade da escola, que sonha em realizar todas suas fantasias.

21h30 – UNIDOS DE PADRE MIGUEL

Oriunda da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Unidos de Padre Miguel será a terceira escola a se apresentar nos ensaios técnicos da Série Ouro, deste sábado, dia 21.

Este ano, o Boi Vermelho vai levar à Marquês de Sapucaí o enredo “Baião de Mouros”. O tema retrata a influência e interferência cultural Árabe, Moura e Muçulmana no Nordeste brasileiro. O carnavalesco Edson Pereira, que também assina o carnaval do Acadêmicos do  Salgueiro, no Grupo Especial, terá na escola vermelha e branca de Padre Miguel, a companhia do carnavalesco Wagner Gonçalves no desenvolvimento artístico do tema. 

22h30 – UNIDOS DO PORTO DA PEDRA

Encerrando a noite de ensaios técnicos da Série Ouro deste fim de semana, a Unidos do Porto da Pedra convoca sua comunidade de São Gonçalo, para testar o canto e evolução da escola.
Atual vice-campeã da Série Ouro, a Porto da Pedra vai tentar o título da segunda divisão do carnaval carioca com o enredo “A Invenção da Amazônia”, tema baseado no livro A jangada: 800 léguas pelo Amazonas: 1295, de Júlio Verne, o pai da ficção científica, que escreveu o romance que se passa no majestoso e fascinante rio Amazonas.

Domingo – 29 de Fevereiro

20h30 – MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL

Seis vezes campeã do carnaval carioca, a Mocidade Independente de Padre Miguel abre os ensaios técnicos do Grupo Especial, no domingo, 29 de  janeiro.
Na luta por sua sétima estrela, a verde e branca fez mudanças no time de 2022. Uma das novidades é a chegada do carnavalesco Marcus Ferreira, que para o desfile deste ano trabalha no enredo “Terra do meu céu, estrelas do meu chão”. O tema aborda o legado dos artistas  discípulos de Mestre Vitalino no Alto do Moura, estado de Pernambuco. O local é considerado pela Unesco, como o maior centro de arte figurativa das Américas.

22h – ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA

Encerrando a semana de treinos, a sétima colocada no último carnaval, a Estação Primeira de Mangueira. Segunda maior detentora de títulos do carnaval carioca, com 20 campeonatos, a Mangueira quer reverter o resultado do ano passado, quando ficou de fora dos desfiles das campeãs do Grupo Especial. 

Para o próximo carnaval, a verde e Rosa contratou a dupla de carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon para desenvolver o enredo  “As Áfricas que a Bahia canta”, uma narrativa de protagonismo negro que mostrará as construções das visões de África na Bahia, a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e fortalecimento da identidade afrobrasileira.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp