Na preparação dos desfiles oficiais de 2023, Sambódromo do Rio de Janeiro se prepara para receber mais seis escolas de samba no terceiro fim de semana com ensaios técnicos.
Sábado (28/01) desfilam os cortejos de quatro agremiações da Série Ouro, e no Domingo (29/01) será a vez de mais duas do Grupo Especial.
Sábado -28 de Fevereiro
19h30 – UNIÃO DE JACARÉPAGUÁ
A União de Jacarepaguá abre a noite de amanhã. Sem desfilar na Série A, atual Série Ouro, desde 2014, a verde e branca do Campinho, bairro da Zona Norte do Rio, retorna aos desfiles na Marquês de Sapucaí, em 2023.
Para permanecer no grupo, a escola optou por contar a história de dois líderes revolucionários que comandaram a rebelião de escravizados, em Paty do Alferes, no Vale do Paraíba, em 1838. Considerada uma das maiores fugas de escravos da região fluminense. Manoel Congo, Mariana Crioula – Heróis da Liberdade no Vale do Café“, é de autoria dos carnavalescos Lucas Lopes e Rodrigo Meiners.
20H30 – ACADÊMICOS DE VIGÁRIO GERAL
Segunda escola nos ensaios de sábado, em 2023 a Vigário Geral vai apresentar um enredo leve e inocente, após dois carnavais com críticas sociais. Desenvolvido pelos trio de carnavalescos Alexandre Costa, Lino Salles e Marcus do Val, a fábula infantil “A Fantástica Fábrica da Alegria”, narra a vida de um menino criado na comunidade da escola, que sonha em realizar todas suas fantasias.
21h30 – UNIDOS DE PADRE MIGUEL
Oriunda da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Unidos de Padre Miguel será a terceira escola a se apresentar nos ensaios técnicos da Série Ouro, deste sábado, dia 21.
Este ano, o Boi Vermelho vai levar à Marquês de Sapucaí o enredo “Baião de Mouros”. O tema retrata a influência e interferência cultural Árabe, Moura e Muçulmana no Nordeste brasileiro. O carnavalesco Edson Pereira, que também assina o carnaval do Acadêmicos do Salgueiro, no Grupo Especial, terá na escola vermelha e branca de Padre Miguel, a companhia do carnavalesco Wagner Gonçalves no desenvolvimento artístico do tema.
22h30 – UNIDOS DO PORTO DA PEDRA
Encerrando a noite de ensaios técnicos da Série Ouro deste fim de semana, a Unidos do Porto da Pedra convoca sua comunidade de São Gonçalo, para testar o canto e evolução da escola.
Atual vice-campeã da Série Ouro, a Porto da Pedra vai tentar o título da segunda divisão do carnaval carioca com o enredo “A Invenção da Amazônia”, tema baseado no livro A jangada: 800 léguas pelo Amazonas: 1295, de Júlio Verne, o pai da ficção científica, que escreveu o romance que se passa no majestoso e fascinante rio Amazonas.
Domingo – 29 de Fevereiro
20h30 – MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
Seis vezes campeã do carnaval carioca, a Mocidade Independente de Padre Miguel abre os ensaios técnicos do Grupo Especial, no domingo, 29 de janeiro.
Na luta por sua sétima estrela, a verde e branca fez mudanças no time de 2022. Uma das novidades é a chegada do carnavalesco Marcus Ferreira, que para o desfile deste ano trabalha no enredo “Terra do meu céu, estrelas do meu chão”. O tema aborda o legado dos artistas discípulos de Mestre Vitalino no Alto do Moura, estado de Pernambuco. O local é considerado pela Unesco, como o maior centro de arte figurativa das Américas.
22h – ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
Encerrando a semana de treinos, a sétima colocada no último carnaval, a Estação Primeira de Mangueira. Segunda maior detentora de títulos do carnaval carioca, com 20 campeonatos, a Mangueira quer reverter o resultado do ano passado, quando ficou de fora dos desfiles das campeãs do Grupo Especial.
Para o próximo carnaval, a verde e Rosa contratou a dupla de carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon para desenvolver o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, uma narrativa de protagonismo negro que mostrará as construções das visões de África na Bahia, a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e fortalecimento da identidade afrobrasileira.