Segundo coluna do site Metrópoles, assinada pelo jornalista Guilherme Amado, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro enviou convite ao Presidente da Republica, Jair Messias Bolsonaro, para o mesmo prestigiar os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O convite foi repassado ao secretário da Cultura, Mário Frias, na semana passada, em uma reunião sobre o Carnaval carioca.
Segundo a coluna, para não causar constrangimentos ao Planalto, o dirigente supostamente disse que a Liesa recomenda que as escolas de samba não sejam tão “agressivas” com questões políticas.
“A Liesa recomenda que as escolas não sejam tão agressivas porque o intuito do carnaval não é crítica e nem ato político. A Liga não tem bandeira e nem ideologia, não é nosso intuito fazer críticas a quem quer que seja, direita, esquerda, nada”, explicou Perlingeiro. em declaração dada ao Metrópoles. Alvo constante de críticas nos últimos desfiles das escolas cariocas, Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o convite.
A presença de chefes do executivo na avenida é tradicional. Desde os anos 60, vários Presidentes e primeiras damas prestigiaram os desfiles das escolas de samba.