A abertura do Rio Carnaval 2022 na noite de ontem (26/02) foi uma prévia do que as Escolas de Samba do Grupo Especial pretendem apresentar nos desfiles oficiais, que acontecerão nos dias 22, 23 e 30 de abril. Seis Agremiações que participaram da primeira parte do evento, que prossegue na noite deste domingo, 27/2. Milton Cunha comandou a apresentação.
Ausências da noite, o diretor de Marketing Gabriel David e o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, não compareceram, ambos estão viajando. Perlingeiro deixou um vídeo gravado, resumindo o evento.
A noite de sábado começou com o bloco Cacique de Ramos lembrando sucessos de antigos carnavais. Logo em seguida, apresentaram-se, pela ordem: Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Vila Isabel, Portela, Salgueiro e Beija-Flor de Nilópolis. Cada Escola levou um contingente de 150 sambistas, aproximadamente, entre eles integrantes da comissão de frente, baianas, passistas, ritmistas, casais de mestres-salas e porta-bandeiras, baianas, velha guarda, intérprete e equipe de acompanhamento.
Depois de uma apresentação no palco, onde os cantores lembraram sambas que marcaram época na Avenida, foram realizados mini-desfiles na pista que circunda a praça central do complexo de produção de alegorias e fantasias. Para isso, a passarela ganhou o mesmo tratamento da nova pista do Sambódromo, com pintura e iluminação cênica, e direito à queima de fogos na entrada de cada uma.
Programação:
DOMINGO 27/2
TUIUTI
TIJUCA
MANGUEIRA
MOCIDADE
GRANDE RIO
VIRADOURO