A Marquês de Sapucaí se prepara para receber os desfiles da Série Ouro, que abrem oficialmente o Carnaval do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (28) e sábado (01). Ao todo, 16 escolas desfilam e 13 disputarão o título e a tão sonhada vaga de acesso ao Grupo Especial.

Devido ao incêndio que atingiu um galpão no início do mês, as escolas Unidos de Bangu, Unidos da Ponte e Império Serrano participarão dos desfiles, mas não serão julgadas, desfilando como convidadas.
Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025:
- 21h00 – Botafogo Samba Clube: Com o enredo “Uma Gloriosa História em Preto e Branco“, a escola celebrará o legado do Botafogo de Futebol e Regatas, desde sua fundação até a consagração de grandes ídolos como Nilton Santos.
- Carnavalesco: Alex de Souza

- 22h05 – Arranco: O enredo “Mães que alimentam o sagrado” abordará a ancestralidade, a fé, as festas, a pluralidade, a mulher e a maternidade.
- Carnavalesca: Annick Salmon

- 23h10 – Inocentes de Belford Roxo: A escola reeditará o enredo campeão “Ewe, a cura vem da floresta“, que deu à agremiação o título em 2008.
- Carnavalesco: Cristiano Bara

- 00h15 – Unidos da Ponte: A escola levará para a avenida o enredo “Antropoceno”, que reflete sobre a relação do homem com o planeta Terra e os desafios ambientais.
- Carnavalescos: Rodrigo Marques e Guilherme Diniz

- 01h20 – Estácio de Sá: Com o enredo “O Leão se Engerou em Encantado Amazônico“, a escola abordará a cultura ancestral indígena e a proteção da floresta.
- Carnavalesco: Marcus Paulo

- 02h25 – União de Maricá: O enredo “O cavalo de Santíssimo e a coroa do Seu 7” homenageará o Exu Sete da Lira e a médium Cacilda de Assis.
- Carnavalesco: Leandro Vieira

- 03h30 – Em Cima da Hora: A escola apresentará o enredo “Ópera dos Terreiros – O Canto do Encanto da Alma Brasileira“, que celebra a cultura e a espiritualidade do Brasil.
- Carnavalesco: Rodrigo Almeida

- 04h35 – União da Ilha: A escola contará a história da bailarina italiana Marietta Baderna, que se destacou nos palcos do Rio de Janeiro Imperial, com o enredo “Bader-na! Maria do Povo“.
- Carnavalesco: Marcus Ferreira

Sábado, 1º de março de 2025:
- 21h00 – Tradição: A escola abordará a união da fé nas religiões com o enredo “Reza”.
- Carnavalesco: Leandro Valente

- 22h05 – União do Parque Acari: O enredo “Corda de Prata, o retrato musical do povo” celebrará o violão como um ícone da cultura brasileira.
- Carnavalesco: Guilherme Estevão

- 23h10 – Acadêmicos de Vigário Geral: A escola homenageará o jornalista Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, com o enredo “Ecos de um vagalume“.
- Carnavalescos: Alex Carvalho e Caio Cidrini.

- 00h15 – Unidos de Bangu: A escola levará para a avenida o enredo “Maraka’anandê, Resistência Ancestral“, em homenagem à Aldeia Maracanã.
- Carnavalescos: Raphael Torres e Alexandre Rangel

- 01h20 – Porto da Pedra: A escola contará a saga de Henry Ford na Amazônia com o enredo “A História que a Borracha do Tempo Não Apagou“.
- Carnavalesco: Mauro Quintaes

- 02h25 – São Clemente: A escola fará um desfile-manifesto contra os maus-tratos aos animais com o enredo “A São Clemente Dá Voz a Quem Não Tem“.
- Carnavalesco: Mauro Leite

- 03h30 – Acadêmicos de Niterói: A escola contará a história das origens da festa junina com o enredo “Vixe Maria“.
- Carnavalesco: Tiago Martins

- 04h35 – Império Serrano: A escola retratará as crônicas suburbanas através do compositor Laudeni Casimiro, o Beto sem braço, com o enredo “O que espanta a miséria é festa“.
- Carnavalesco: Renato Esteves
