Após pausa de um ano, Simara Sukarno, destaque de luxo dos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo, está se preparando para seu retorno aos desfiles do Acadêmicos do Salgueiro. A fantasia deste ano, assinada pelo carnavalesco Edson Pereira, representa o japó, um dos mais belos pássaros da Amazônia, que tem uma grande representatividade na história das tribos Yanomami.

A destaque estará na segunda alegoria, o tripé “Árvore dos Cantos”. Na lenda indígena, representa a árvore que ensina os cantos aos xapiris, guardiões invisíveis das florestas, espíritos nos quais os ancestrais animais dos povos Yanomami se transformaram. Como o Japó costuma fazer seus ninhos na copa das árvores, Simara vai desfilar no topo da alegoria.

A fantasia “japó pássaro amazônico“, é composta por um costeiro de muitas plumas, um corpo adornado com arabescos, pedras e cristais; e uma cabeça estilizada de pássaro.



O processo de confecção da fantasia está sendo feito em partes, o que torna o trabalho ainda mais minucioso e delicado. As peças são todas aramadas, e forradas.
“Apesar do Salgueiro estar falando sobre os Yanomami, eu não venho na mesma estética. No desenho do Edson, ele optou pelo trabalho barroco. Como sou um pássaro, fiz miniaturas, que vêm no meu ombro, feitas de penas e com acabamento em cristais. É uma fantasia bem diferente do que eu sempre fiz”, disse Simara.












Para a empresária, o processo de confecção deste ano teve trabalho triplicado, porque todas as peças foram feitas separadamente, envolvendo vários profissionais, entre eles Stephanie (Teté), sua primogênita e braço direito no processo.
“Neste ano mudei: A parte do resplendor está sendo feita no atelier do Edmilson Lima e por mim; a roupa, por ser muito bordada e muito detalhada, eu mesma faço a cabeça também é bem diferente, super estilizada e está sendo feita com a Stephanie, eu e o estilista João Pasqua. A arte plumária está sendo feita pelo atelier Valber Viegas”, explicou Simara.

A fantasia de Simara Sukarno é uma das mais esperadas do carnaval de 2024. A Destaque, que desfila há 7 anos no Salgueiro, promete encantar o público com sua beleza e sua dedicação à arte do carnaval.

No próximo carnaval, a vermelho e branca tijucana será a terceira escola a desfilar no Domingo de Carnaval, dia 11 de Fevereiro, quando vai levar à Sapucaí o enredo Hutukara, baseado no livro A Queda do Céu, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami, para mostrar “que antes do Brasil ser império e existir a coroa, já existia o cocar”, transformando a Sapucaí em mais um palco na defesa rigorosa de todas as populações originária.