Segunda escola a pisar na Avenida Marquês de Sapucaí, a Acadêmicos do Sossego traz como enredo ”Visões Xamânicas”. Escola em ascensão no Grupo de Acesso, Sossego ambiciona alcançar o Grupo Especial do Rio de Janeiro pela primeira vez. Este pensamento faz brilhar os olhos do presidente Hugo Junior, que afirma: ”Nossas esperanças são as maiores possíveis. A Sossego está com 95% do seu carnaval pronto, desde fantasias a alegorias. Viemos pra brigar pelo título. Viemos para mostrar que o povo da Batalha não foge da Guerra. Nosso foco é fazer o melhor desfile e o melhor ensaio da história da escola” – Disse, confiante.
Jardel Augusto Lemos, coreógrafo da Comissão de Frente, chamou a atenção para a volumetria de seu setor: “Com certeza um dos pontos alto da escola (será a Comissão de Frente). Um tripé maravilhoso, enorme. Estejam certos de que iremos fechar o primeiro dia de desfiles com chave de ouro”.
Giovanna, a porta-bandeira, afirmou que para ela, a responsabilidade é grande em defender o pavilhão da Sossego e poder comemorar seu aniversário, no melhor lugar possível: A Sapucaí. A escola homenageou a moça com um parabéns para você durante o esquenta. Seu Mestre-Sala, Fabrício reiterou o prazer que é ter Giovanna como parceira e revelou que para o desfile da Série Ouro, a dupla irá investir na tradição: “Vamos fazer uma dança clássica, tradicional e tão bela quanto a escola merece”.
Em contrapartida à tradição, a Sossego ousa ao trazer um Rei da Bateria: Juarez Souza. O rapaz não encontrou palavras para descrever sensação de ocupar o cargo: “É algo indescritível. A energia está lá em cima”. Souza é um dos poucos homens a ocupar o cargo no Carnaval do Rio. A primazia talvez caiba à Acadêmicos do Grande Rio meado dos anos 1990.
Entre cocares e plumárias, Sossego impôs sua presença e mostrou o poder transcendental dos xamãs indígenas filhos de Araribóia.