RJ – “Sou Império, sou patente” 76 anos do Reizinho de Madureira

“Lembrar as glórias da Corte Imperial
Quatro anos de vitórias sem igual
Atravessei fronteiras
De emoção vi turista chorar”

Versos de “Fala Serrinha, A Voz do Samba Sou Eu Mesmo Sim Senhor” – Império Serrano 1992

Oriundo da extinta escola de samba Prazer da Serrinha e uma das potências do carnaval brasileiro, o Império Serrano foi fundado em 23 de março de 1947. Originário do Morro da Serrinha, o Império é a quarta escola maior detentora de títulos no principal grupo do carnaval carioca carioca, com nove campeonatos conquistados.

“Toda criação que eu criei foi pra brincar
Se não lembrar é brincadeira”

Versos de “Fala Serrinha, A Voz do Samba Sou Eu Mesmo Sim Senhor” – Império Serrano 1992

Conhecida por sua coroa símbolo, o Reizinho de Madureira desfilou pela primeira vez em 1948, sendo tetracampeão nos quatro primeiros desfiles que participou. A escola é pioneira na introdução de instrumentos como o prato, o reco-reco, a frigideira e o agogô de quatro bocas na bateria, a criação dos destaques de luxo e a fundação da primeira escola de samba mirim da história, o Império do Futuro, criado em 1983.

“Lá do céu o “Viga-Mestre” nos pediu
Em sua filosofia
Pro Império não parar de entoar
Seu canto de euforia”

Versos de “Fala Serrinha, A Voz do Samba Sou Eu Mesmo Sim Senhor” – Império Serrano 1992

Berço de grandes poetas, como Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, Aniceto do Império, Dona Ivone Lara, Beto Sem Braço, Aluízio Machado e Arlindo Cruz, o Império Serrano possui uma discografia marcada por grandes sambas.

Obras de seus compositores, como Exaltação a Tiradentes“, “Aquarela Brasileira“, “Cinco Bailes da História do Rio“, “Heróis da Liberdade” ,”Lenda das Sereias, Rainhas do Mar” ,“Pernambuco, Leão do Norte”, “Alô, Alô, Taí Carmem Miranda”, Bum bum Paticumbum Prugurundum“, “Mãe Baiana Mãe” ,”Verás que Um Filho Teu não Foge à Luta”e “O Império do Divino, são considerados clássicos do gênero de samba enredo.

“Meus fãs vão chorar saudades
Em não me ver no meu grupo desfilar”

Versos de “Fala Serrinha, A Voz do Samba Sou Eu Mesmo Sim Senhor” – Império Serrano 1992

O último campeonato do Império Serrano, na elite do carnaval carioca, foi em 1982. Sofreu um rebaixamento em 1991, que marca o ponto final de uma fase de ouro na escola. De lá pra cá, desfilou 16 vezes no Grupo Especial e 15 de seus desfiles foram no Grupo de Acesso. Sofreu 6 rebaixamentos em 32 anos – 1997, 1999, 2007, 2009, 2019 e 2023.

“Sou Império, sou patente
Só demente é que não vê
Do samba sou expoente
Abra meu livro, pois tu sabes ler”

Versos de “Fala Serrinha, A Voz do Samba Sou Eu Mesmo Sim Senhor” – Império Serrano 1992

No ultimo carnaval, a escola tentou recuperar a fase em que realizava grandes desfiles, com uma bela apresentação. Sua ultima passagem pela Sapucaí deixaria orgulhos seus saudosos fundadores, como Sebastião Molequinho, Elói Antero Dias e Eulália do Nascimento. Quis o julgamento que lá fosse o Império Serrano mais uma vez descer um degrau, tomar o fôlego necessário para voltar e ficar entre as grandes, que é o seu lugar.

Se despedindo da boa gestão de Sandro Avelar, no próximo dia 26, a escola vai para mais um processo de eleição. Que São Jorge, padroeiro da escola, ilumine os novos rumos da Serrinha!

Comemorações

Para comemorar esta data, a partir das 19h30, a escola vai realizar a tradicional missa em ação de graças e o baile por mais um aniversário de fundação, em sua quadra, no bairro de Madureira, na Zona Norte. O evento será aberto ao público, com entrada franca. Na programação, a missa será realizada às 19h30 sob a condução do Padre Ubiratan. Em seguida, os imperianos vão poder curtir um baile ao som de clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), da bossa nova e do samba.

A quadra do Império Serrano fica na Avenida Ministro Edgard Romero, no número 114, em Madureira.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp